segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

post gay

assim, so porque o post mais recente é meio emo. Eu hesitei em postà-lo, escrevi e nao publiquei, até que eu cheguei à conclusão de que era daquela forma sim que eu me sentia na época e que, bem, quem sabe sirva pra relembrar que os problemas no final não são tão grandes assim (/filosofia de rodoviaria).

hoje estou com um trecho de um poema do baudelaire na cabeça, que é também cantado no começo de uma musica do Stars ("counting stars on the ceiling" ou algo assim) com um sotaque canadense leve - o que quer dizer que o francês nao é horrivel* - e cuja sonoridade me lembra aquele clichê de que o francês é uma lingua zenzual.

entao é isso, post gay e gratuito, valendoooo:

Les soleils couchants
Revêtent les champs,
Les canaux, la ville entière,
D'hyacinthe et d'or ;
Le monde s'endort
Dans une chaude lumière.

Là, tout n'est qu'ordre et beauté,
Luxe, calme et volupté.

(pra ouvir o tal sotaque e a tal musica: aqui)

*o sotaque canadense é super forte e nada sutil, eu acho o francês deles bem feio.. pra efeito de comparação, pensem na diferença entre o nosso português e o português de portugal... dà vontade de rir quando os portugueses falam, né? com os candenses é tipo isso.

Ouvindo Strokes - "Barely Legal"

sábado, 23 de janeiro de 2010

chorar resolve

Dizer que eu faço drama é rendudancia, entao nao entra em questao se eu estou exagerando ou nao. Mas essa cidade às vezes é tao maldita, e a burocracia francesa consegue ser tao estupida, que isso tem podado toda minha força de vontade de guardar a cabeça erguida. As vezes cansa ter que remar o tempo inteiro contra a maré, fazer valer sua indignaçao, apontar o dedo na cara das pessoas que fazem babaquice com vc. Nunca achei que grana fosse tudo, mas falta de grana é foda. Depender dos outros é foda (quando "os outros" no caso é sua mae que paga suas contas e esquenta sua comida, eu acho valido e digno ok). Procurar emprego, falar outra lingua, xingar em outra lingua, enfim. As vezes eu acho que fazer mestrado na frança é coisa pra estrangeiro rico mesmo, nao é coisa pra mim nao. Mas vou levando. A questao é que, ultimamente, minha reaçao ante qualquer contrariedade é chorar. Desde uma pessoa que é grossa comigo na rua até a VACA da prefeitura que nao quis me dar um documento que eu precisava muito por causa de uma bobagem. Talvez seja choro de um monte de coisas junto também, de saudade, de distância, de vontade de estar na minha casa onde tudo se resolvia por màgica, da ida ao médico à roupa pra lavar (oi mamae). E talvez eu tb tenha desaprendido a engolir o choro. Um dia ainda vou conseguir escrever tudo o que eu acho sobre a forma escrota como a burocracia trata os estranheiros aqui.

Mas bem, eu escrevo isso tudo porque - notem - a minha tendência em relaçao a blogs sempre tem sido de postar sobre coisas que me desagradam. Zura? Mas num tem que diga!

Um beijonocoração de quem ama reclamar também.

Ouvindo Radiohead - Idioteque

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nas raras vezes em que eu me lembro de passar no meu blog, eu leio os posts e fico espantada com o quanto o meu estado de espirito se assemelha ao de uma velha ranzinza. Olha, eu nao prometo nada, mas eu zuro que vou tentar parar de reclamar.

Soh nao prometo ser jovem, porque eu nao sei ser jovem. Nao sei "curtir com a galera", nao sei "zoar pa'caraleo", nao sei "vida loca meo".

E assim, eu gosto da França com muita moderaçao - mais do que antes, e infinitamente melhor adaptada, mas o "psdb/ pfl" daqui me da vontade de vomitar e a consciência ecologica de boutique dos franceses, idem. Mas talvez o - meu - problema seja muito mais com Paris, pq das vezes em que fui a Toulouse cheguei à conclusao que Toulouse >>>>> Paris.

Ouvindo Bee Gees - How Deep is Your Love? (sim, eu super curto bee gees, e pelo menos nao é a versao do Take That, ok????)

p.s.: hje o youtube me ofereceu dinheiro pra colocar publicidade em um dos meus videos pq ele é populaaaar e eu ri moito. Nem vou tentar pq o video em questao é o trailer de Big Fish, dai assim: olà, direitos autorais, tudo bem? Heh!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

no thank you, I don't wanna pay for this shit

Desde a época da fafich, o Otavio era um dos meus melhores companheiros de procrastinaçao. Porque amigo que é amigo é aquele que faz hora na cantina com vc e que depois faz companhia na madrugada via msn. Hoje o Otavio me mostrou que, mesmo à distância, a solidariedade com os desesperos acadêmicos alheios é uma coisa bonita de deus. Olha, ano passado a gente conseguiu parir uma monografia assim. E hoje parimos um plano B e descobrimos que terminar a vida como andarilhos pelo mundo pode conter muita seriedade. Aquele papo de preferir ser burro a ser muito inteligente - que eu nao vou tentar desenvolver em embromaçoes porque ele é legal demais pra virar clichê - e que é doravante nosso motor ideologico. Mas como eu ia dizendo, vamos começar  pela Romênia - que là estao os ciganos - e depois, como passarinho, a gente muda de hemisfério quando mudarem as estaçoes pra nao passar frio. Que ser gente grande, pagar contas, trabalhar solitariamente, se degladiar contra a burocracia, talvez seja uma vida séria demais pra ser levada a sério.

é, Brasil. Viva a criatividade que transborda.

Ouvindo Regina Spektor - "Chemo Limo"

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

tanta coisa tem mudado

...que, agora sim, eu tenho motivos pra ter dificuldade em escrever. De mudança de empregos a mudança de endereço - minha mala, provavelmente, jah percorreu todas as 14 linhas de metrô de paris, ou pelo menos boa parte delas. Sendo que da ultima vez eu resolvi adicionar à minha carga de tralhas uma cafeteira que eu achei numa feira de objetos usados pelas quais eu passei por acaso, e que custou a ba-ga-te-la de 20 euros (pq ela faz café expresso de tudo-quanto-é-jeito e ainda funciona como "cafeteira" normal!). Nao é todo dia que uma super cafeteira cruza nosso caminho numa feirinha de objetos usados! E, ok, créditos à Livia Torquetti que me ajudou a transportar a cafeteira...
Eu tenho chamado de "agosto" o periodo que vai desde o dia em que eu sai de Compiègne até o dia em que eu resolvi parcialmente minhas questoes de sobrevivência, mas na verdade esse "agosto" vai até maaais ou meeenos o meio de setembro, que foi quando eu resolvi voltar a ser au pair. Muito mais por peso das circunstâncias do que por gosto pela coisa, mas apesar da minha resistência à idéia, ser au pair foi o que se mostrou a melhor soluçao pra conciliar trabalho e estudos. Até resolver isso, eu trabalhei numa sorveteria em Paris e numa "brasserie" (espécie de restaurante). Foi um periodo super bacana de identificaçao com a classe operaria,e se fosse soh pra morar e trabalhar seria o que eu teria escolhido continuar fazendo. Mas dai que a minha carga de estudos é nao apenas pesada como incompetentemente distribuida, e o jeito foi voltar a morar com uma familia.
Eu sempre nutri uma antipatia muito grande pelos "deslumbrados pela França". Primeiro pq qualquer tipo de deslumbramento é babaquice, e segundo pq, estando aqui, a gente corre sempre o risco de ser confundido com eles ou de escutar coisas do tipo "uau, que chique é estar em Paris, né?". Dai eu sempre me senti impelida a repetir que "França de c* é rola" ou "Pau no c* dos franceses", o que fez com que minha antipatia fosse um pouco transferida para a França propriamente dita. Mas com o tempo eu tenho aprendido a relevar esse tipo de coisa - que é culpa de certas pessoas mas nao de todo mundo ou, tampouco, do lugar - e tenho aprendido a aproveitar (e a enxergar) melhor as coisas legais daqui. E eu tenho achado cada vez mais legal estar aqui. Embora a saudade continue cortando (como aço de navalha), essa saudade significa que eu tenho lembranças e memorias, e que, ainda bem, elas nao vão me deixar nunca. E vão me dar sempre vontade de estar do outro lado do mar, onde eu deixei tantas coisas que eu amo.

Ouvindo Stars - Ageless Beauty

quinta-feira, 30 de julho de 2009

parabéns para mim

Embora eu tenha um devir pseudo-hippie um tanto manifesto, eu realmente não sou suficientemente bicho-grilo pra acreditar em astrologia. MAS alguém me explica por quê diabos os dias que antecedem meu aniversario são habitualmente precedidos de acontecimentos karmicos? Se isso não se chama "inferno astral", o que mais é? Estou a um passo de começar a ler horoscopos online, Brasil.

Ouvindo Stars - Ageless Beauty