segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

sifudê

Sàbado o ministro do interior francês disse que "as civilizaçoes nao se igualam" (ou algo do tipo, no sentido de que hà civilizaçoes superiores a outras).
Esse mesmo senhor jà disse que tinha que se fazer uma revisão do codigo penal pq os dados evidenciavam que os estrangeiros - e descendentes - cometem mais crimes que os franceses.
Esse cara é o mesmo que tà tocando o terror entre os estudantes estrangeiros, aumentando a renda minima a ser declarada pra conseguir um visto e impedindo que eles consigam visto de trabalho depois dos estudos. Eh a "fuga de cérebros", soh que ao contràrio: o Estado francês paga a formaçao dessas pessoas, e na hora em que elas poderiam retornar isso sob a forma de impostos, eles sao mandados embora.
Entre seus outros ministros, o Sarkozy também tem um outro senhor simpàtico sendo processado por racismo. Isso vindo de um presidente cuja incompetência é sem precedentes. De verdade, nem é pq eu tô muito puta, mas ele nao apenas é incompetente como ignorou solenemente todas as MUITAS manifestaçoes contra a reforma da previdência e passou o projeto por cima de todo mundo - dando, em outras palavras, uma banana pro povo.
Esse presidente tem chances de ser reeleito.
Pra aumentar essas chances, ele flerta - e a frase do ministro sobre as civilizaçoes é com certeza uma aproximaçao - com o eleitorado da extrema-direita, cuja candidata participou recentemente e um baile neonazista em Viena.
Neonazista.
Neo, nazista.
Essa candidata tem 20% de votos nas pesquisas, e 30% dos franceses declaram que poderia votar nela. Hà um tempo atràs, quando o pai dela era candidato, as estatisticas desse partido nao podiam ser levadas muito a sério pq os votos eram sub-declarados pq as pessoas costumam ter vergonha de declarar votar nele. Com ela no comando, existe uma tentativa de amenizar a imagem do partido, embora o fundo seja o mesmo - um racismo crasso.

Entao assim, eu vivo num pais onde quase 50% das pessoas votariam por esse tipo de coisa. Pq nao é mais de direita x esquerda que se trata, mas de considerar que o fato de a França ter fudido meio mundo no passado e jogado merda no ventilador em quatro continentes é soh um detalhe historico, e a culpa nao é deles - eles nao tem nada a ver com isso, soh querem proteger o pais deles desses estrangeiros bàrbaros que vem pilhar o Estado. Pq, como diria o Le Pen, ele nao tem nada contra os àrabes - ele soh nao gosta dos àrabes na França.

Eu nao conheço esse eleitorado de direita - eu estou meio que cercada por pessoas de esquerda, da minha faculdade ao trabalho (no lycée onde eu trabalho 90% dos alunos sao imigrantes ou descendentes) e no circulo social. Mas é assustador pensar que pelo menos um quarto dos franceses concorda com isso - sim, eu disse 1/4, e nao, nao é burrice matemàtica, é que 50% dos votantes nao é equivalente a 1/2 da populaçao quando o voto nao é obrigatorio e a taxa de abstençao aqui é super alta. Alguns se abstêm por protesto, outros por conivência, mas pelo menos 1/4 tà ali marcando presença pra dizer que nao ligam pra um discurso nazista jà que a França deve ser dos franceses. Me dà uma sensaçao de insegurança que nenhuma graminha-verde-e-velhinhos-tomando-cerveja-sem-alcool do mundo pode compensar.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

cabelos cacheados: alguns sites uteis

Jà tem um tempo que eu queria falar de cabelos, mas tem TANTA coisa pra falar que eu fico adiando. Eu adoro esse assunto, adoro fuçar coisas na internet pra descobrir como cuidar dos meus cachos... E minha frustraçao eh nao conseguir confiar em nenhum cabeleireiro (é assim mesmo que escreve?!) pq convenhamos, a maioria deles NAO SABE cuidar de cabelos cacheados. Pq né, tem aquela coisa de cabelo liso ser padrão - sim, eu acho que existe uma certa "ditadura do cabelo liso", mas ressalto que acho muito pior do Brasil, que é um pais mestiço e onde a maioria das pessoas tem cabelo cacheado. Pq aqui ninguém nunca me perguntou "mas porquê vc nao faz progressiva?" como se fosse a coisa mais normal do mundo. No Brasil é jà ouvi isso demais. Ora bolas, pq vc nao bota silicone na bunda? Pq a logica é a mesma né, tenho cabelo cacheado logo devo fazer progressiva = tenho bunda logo devo botar silicone. A relação de causalidade é totalmente imbecil.
Desculpem pelo adjetivo hostil, mas vejam, eu tenho opiniões um tanto fortes sobre isso. Eu acho racismo alisar o cabelo. Nao que todo mundo que alisa seja racista, mas por quê existe um padrão estético racista que associa o bonito ao branco e o feio ao negro. Esse post da Lola Aronovich é excelente, aliàs acho que ela acerta muito a mão quando fala de racismo e da forma como o que a gente acha que é "gosto pessoal" pode esconder um leque enorme de preconceitos que a gente interioriza pela midia e pelos padrões dominantes.
Entao, reformulando, nao acho que todo mundo que alisa o cabelo seja racista de uma forma "consciente", mas eu acho que se vc diz que "acha bonito cabelo liso e isso é apenas, unicamente, o seu gosto pessoal" vc està equivocado. Cada um faz o que bem entender com o proprio cabelo, mas é necessàrio que isso seja um ato mais reflexivo pq nossas representaçoespessoais tem muito de social.
Eu nao alisaria meu cabelo, hoje, pq eu amo meu cabelo, mas tb pq eu acho que eu estaria colaborando conscientemente com uma ordem racista. Estaria sendo, no minimo, conivente. Nem sempre eu pensei assim. Eu jà botei quimica - uma que era considerada a mais fraca - e me arrependi pq ficou uma b***, mas tb pq eu vi que eu ficaria presa a um salão de beleza. Tem gente que diz que alisa pq é pràtico. Sério que é pratico ter que dar um jeito na raiz a cada quatro meses? Pq assim, se de repente vc muda prum lugar onde isso nao existe, ou é mais caro... Eu pensava nisso tudo pq hà muito tempo eu tinha vontade de morar fora. E pra mim nao era nada pràtico depender da existência de um produto/de um salão/ etc.

Eh verdade que cabelo cacheado dà trabalho, mas pessoalmente eu gosto muito de saber mais sobre o meu cabelo e aprender a cuidar dele. Cabelo cacheado tem vontade propria, sim, mas também te dà em dobro o que vc dà pra ele - se vc cuida direitinho, ele fica otimo, mas se maltrata...
Eu descobri muita coisa nesse site que é "a Biblia" dos cabelos cacheados:

naturallycurly.com

Tem umas coisas que sao meio em tom "auto-ajuda", tipo "your curls are gorgeous", mas é preciso ter em mente que uma parte do publico-alvo desse site sao pessoas que alisaram o cabelo a vida inteira pq odiavam o fato de ter cabelo cacheado ou crespo. E que isso tem a ver com aceitaçao... principalmente pq o processo de deixar o cabelo natural crescer é particularmente horroroso: aquela raiz crescendo diferente das pontas é a visão do caos. Sem falar que até o cabelo começar a responder aos cuidados, depois de tanto tempo de quimica, pode ser um processo lento. Eu acho que é por isso que existe esse tom auto-ajuda.

Uma das técnicas que mudaram a minha vida (sério, hahaha) é lavar o cabelo com condicionador e nao mais com shampoo. Tà explicado aqui:

Ressaltando que nao serve para todos os cabelos. Pro meu foi otimo.

Nesse site existe uma "classificaçao" de cada tipo de cacho, pra que vc possa procurar coisas especificas para os seu tipo de cabelo. Existem avaliaçoes de produtos que sao dadas pelas usuàrias do site, e vc pode procurar os produtos de acordo com a forma como ele foi avaliado por cada "tipo de cabelo". O que eu estou descobrindo (sim, ainda, e a gente pode se perder no meio de tanta informaçao) é que as formas dos cachos nao sao tao importante quanto a textura e a porosidade. Meus cabelos, por exemplo, têm cachos entre os tipos 3b e 3c, mas sao finos - entao eu preciso de tratamentos mais voltados para cabelos finos, pq meu cabelo tende a encher. Eu comprei um produto muito bem avaliado pelos cachos do meu tipo, mas ele nao funcionou muito bem pq eu nao levei em consideraçao a textura. Esse site explica um pouco isso tudo:


Aparentemente meu cabelo precisa de proteina. Na verdade essas coisas deixam a gente um pouco obsessiva com lista de ingredientes de produtos. Eu nao tenho muita idéia de como saber o quê é proteina (bom pro meu cabelo), e o que é sulfato (ruim para os cabelos), silicone, etc... Mas tem um site em que vc joga o nome do ingrediente no produto e ele te diz a funçao dele, uma beleza:


Claro que ninguém precisa chegar nesse nivel de obsessao. Pra mim isso é uma forma fascinante de procrastinaçao, além de ser util pras minhas "gorgeous curls" hahaha.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

da série: Faye Valentine

Tà fazendo um ano que a gente adotou a Faye! A gente foi busca-la na Sociedade Protetora dos Animais, e ela começou a ronronar quando a gente chegou perto da gaiola dela... Nao resistimos a tanto charme. Bom, depois a gente viu que ela realmente ronrona muito (até quando eu converso com ela, ela ronrona!), mas prefiro acreditar que é porque a gente é especial hahaha. Mas na época da adoçao, apesar de ter esse lado de gostar de carinho, ela era tb bem medrosa e muito selvagem -talvez por ter sido maltratada, mas a gente nao conhece o passado dela. Outro dia achamos os papéis da adoçao e entre os "avisos" tava escrito: "[gato] a educar; risco de arranhoes e danos materiais" hahaha!
Hoje ela nem parece mais a gatinha que vivia se escondendo de medo e que arranhava como quem dà bom dia. Ela foi ficando muito mais carinhosa, embora pra vir no colo tenha que ser do jeito DELA - quando ela quer, obviamente. E nao pode ser de qualquer jeito: ela soh vem no meu colo se eu estiver sentada na cama com as pernas esticadas - o que eu faço quando estou lendo algo no pc. Dai, quando ela quer colo, ela pede: vem do meu lado miar, ou coloca as patinhas em cima da minha perna pra eu tirar o pc de là, ou tenta vir toda desengonçada por cima do pc mesmo. Me disseram que pedir colo é coisa mais de cachorro do que de gato, e eu acho que ela tem alguns transtornos de personalidade. Quando ela quer acordar a gente, miando insistentemente, às vezes ela solta uns miados que soam mais como au-au (juro!). E de vez em quando, quando quer colo, ela vem "correndo" quando vê que eu coloquei o pc de lado e que a perna està livre, haha.


Outro indicio de problema de personalidade: no caso dessa foto, a reaçao dela quando a gente chega em casa parece mais com a do cachorro do que com a do gato... Ela fica miando atràs da porta, e quando a gente abre, primeiro ela faz charminho (ela é um gato, final de contas) mas depois volta miando e pedindo carinho.



Faye, vc é nosso gato preferido em todo o mundo e terà sempre privilégios de filhote mais velho, no caso a gente venha a ter outro gato, um cachorro, ou eventualmente um humano -este caso està bem longe de acontecer, de todo jeito.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

eye of the tiger

Eye of the Tiger é inevitavelmente associada a Rocky, mas pra mim ela se tornou significativa por causa de Persépolis. Pra quem nao conhece, é um filme sobre uma iraniana que cresce durante os primeiros anos da Revoluçao Iraniana, depois vai estudar na Austria, e depois de "umas coisas ai" (nao vou contar né, gente), volta pro Irã... pra depois partir de novo. O filme tem um pano de fundo muito esclarecedor sobre a situaçao no Irã, mas a historia da Marjane, sua situaçao de expatriada, a volta dificil ao pais, tudo isso é muito universal - acho muito, muito bonito quando o pai dela diz, antes de ela ir pra Austria, "nao se esqueça nunca quem você é e de onde você vem"*.

E serve pra todo mundo né, e como serve!

Eye of the Tiger é usado no filme quando ela jah està de volta ao Irã, meio deprimida, e decide se reerguer, seguir em frente. Num espirito bem "survivor", mesmo. Mas o que eu mais gosto é de ela ter cantado essa musica com sotaque. No cd da trilha do filme ela é cantada "normalmente", mas durante o filme é de uma forma bem amadora (preparem os ouvidos). E o sotaque. Pra mim é sensacional, por causa dessa leitura da "condiçao do estrangeiro" que pode ser feita do filme -durante a sequência da musica ela està de volta ao Irã, mas existe toda aquela questão de que, uma vez que a gente se expatria, a gente se torna também estrangeiro em nossa propria terra.


Nao sei se foi em tudo isso que ela pensou quando quis colocar esse sotaque na musica, mas é nisso que eu penso, nesse "ser estrangeiro" que tem também muito de ser survivor, de matar um leão por dia. Pra cada um de uma forma diferente, com pos e contras diferentes, mas é sempre dificil.

Pelo menos pra quem nao vive em comercial de margarina ;o)

E aqui, um trailerzinho do filme com a musica, dessa vez bem afinadinha. Achei lindo:






* Na verdade eu sei que essa frase do pai dela està no livro, mas nao lembro se tem no filme.
Eu li o livro antes, e como sempre, vale muito a pena e é mais completo que o filme. Aliàs eu conheci meu namorado na época em que estava lendo, nem foi de proposito, rs. Ele é franco-iraniano.

domingo, 22 de janeiro de 2012

se o cara nasce mané, cresce mané


Tem um texto bombando por ai, sobre razoes pra ficar na Europa ou voltar pro Brasil. Nao vou linkar pq nao tenho razoes nem vontade pra isso, o texto me deixou puta. Eu sou muito (muito) dramàtica nas minhas reaçoes, do tipo discutir com o dedo em riste, e gente pau no cu é uma coisa que me deixa com sangue nos zoio.

(a pessoa escreve falando da Espanha, mas a coisa virou meio que um antagonismo generalizado Brasil x Europa, entao vou usar o genérico "Europa" aqui, pra nao ficar confuso)


Mas enfim, pq toda essa minha furia? Vamos tentar racionalizar todo esse odeo no coraçao.

Em primeiro lugar pq eu nao suporto gente que descreve a vida como se fosse um clipe de musica indie romântico. Graminha verde, gente cool and moderna, tudo muito lindo, tudo muito disney.


Tem a ver com o que a gente quer enxergar e - sobretudo, eu acho -, de como a gente quer que os outros vejam a nossa vida. E essa coisa Disney é meio hierarquizante, sabe? De uma certa forma quando vc elege um modo de vida como O modo perfeito, é como se todos os outros fossem inferiores. Isso vale pra quem enche a boca pra falar da Europa, como pra quem acha que o Brasil é perfeito. Assim como eu nao gosto de gente que acha que tà na Disney, tb nao gosto de gente que soh pensa em voltar pra Pasàrgada. Eu prefiro as nuances e os conflitos, ponto.

Ademais o tal texto cita muitas coisas que - confesso, apesar da ira - sao verdadeiras: a coisa de sair do proprio mundinho, de descobrir outras perspectivas, de se "desenraizar". Acontece que isso nao tem nada a ver com a Europa ou com o Brasil, tem a ver com o fato de experimentar novas coisas onde quer que vc và, e de onde quer que vc venha. O problema do texto citar essas coisas é que ela bota tudo isso na conta de coisas boas da Europa, e isso NAO é uma coisa boa da Europa. Sair da zona de conforto é uma coisa otima, mas vc pode ir pra qualquer lugar experimentar isso.

Mas enfim, tem também a questao do mundinho em questao. Como jah dizia o poeta, "se o cara nasce mané, cresce mané", e continua mané das zoropa ou anywhere else.

Vamos acompanhar como a pessoa descreve de que mundo ela vem:

Segundo ela, a Europa é tao legal pq ela aprendeu a respeitar diferenças.

Minha primeira reaçao foi, "Sério que ela diz que vem do mesmo pais que eu? Sério que a Europa é tolerante com as diferenças?"

To-le-ran-te com as di-fe-ren-ças?

Ok, falando um pouco mais sério. Eh tao OBVIO que ser tolerante com as diferenças é uma questao de ética pessoal, que vc aprende tentando ser uma pessoa melhor, que eu fiquei chocada de uma pessoa colocar isso num antagonismo Brasil x Europa. Se sua mae nao te deu educaçao, tenha olhar pro lado e entender o coleguinha. Nao precisa atravessar o atlântico.

Dai ela diz que aprendeu na Europa que é normal morar no mesmo prédio que o motorista de caminhao e comer no mesmo restaurante da faxineira.

Deu pra perceber essa coisa de mundinho? A pessoa acha que no Brasil a gente vive num sistema de castas e nao estava habituada a se misturar com o motorista ou a faxineira.

E ao invés de culpar o mundinho dela, ela culpa o Brasil. Tao mais simples. Fico me perguntando qual tipo de equaçao esquizofrênica a pessoa consegue fazer na cabeça pra botar violência, insegurança, nao me misturo com a faxineira, assim, num saco soh, como problemas do Brasil, e achar que o fato de ela nao ser beneficiada pelo sistema de saude na Europa - por ser estrangeira - é soh um detalhe que nao atrapalha a tolerância deles com a diferença. Pq a Europa jà tem graminha verde e velhinhos felizes gente, como é que eles iam ser malvados?

Enfim, nao vou comentar o texto todo pq pra isso eu ia ter que relê-lo. Lembro desses detalhes pq foram o que mais me chocaram e pq eu publiquei o texto no meu facebook pra poder xoxà-lo publicamente, e foram essas coisas que chocaram meus amigos tb. Pra mim gente que pensa assim sao tipicamente as mesmas pessoas que adoram dizer "o terceiro mundo nao me merece".

Eu nao tô defendendo o Brasil soh por defender, eu soh acho que isso nao sao motivos vàlidos - vou tentar fazer um texto sobre as minhas razoes pra ficar ou pra voltar, pode ser que algumas pessoas achem babaca tb, o que faz parte do direito inalienàvel de julgar-com-os-proprios-botões.

Cà com os meus botões, eu julgo pessoas assim com adjetivos tao severos - "babaca" sendo um dos mais bonitos - pq é simplesmente muito fàcil nao gostar da pobreza. Eh muito fàcil achar a Europa linda. Nao requer nenhum esforço de reflexão. Nao precisa quebrar a cabeça tentando mudar a propria realidade, ou ficar se perguntando pq as coisas sao assim, basta mudar pro lugar mais bonito. Là, a vida é disney.

Enfim, por ultimo, deixo uma bela pérola da autora do texto: "nem tudo sao flores, nao sou casada com um espanhol...".

Sem mais.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

insônia


A semanas sem dormir direito. Logo eu, gente. Sempre me gabei de ter um sono fuderoso, de poder dormir em qualquer lugar (sério), de ter o relogio biologico de um gato - aliàs nesse sentido eu era o gato da casa, pq a Faye acorda a gente de manhã cedo até em feriado. Em dia de semana ela começa a miar quando o despertador toca, mas nos fds às 08h da manhã e ela jah està acordando a gente, miando, andando por cima, cheirando a cara pra ver se a gente està vivo ou em coma.

Mas bem, 02 da manhã e eu ainda estou ligada. Tenho tentado fazer coisas uteis, tipo trabalhar na dissertaçao, mas minha cabeça està em modo zumbi - sabe a irracionalidade do sono? pois é, tipo isso, mas SEM O SONO! E nao consigo elaborar um projeto que preste. Fato é que eu ando preocupada com a maldita, mas nao sei se a insônia vem disso.

Comofas pra sair dessa vida, Johnny?