terça-feira, 6 de março de 2012

In Bruges

Hoje acordei meio totalitària digo querendo procrastinar digo "inspirada" (hahaha) pra contar sobre a minha viagem suicida pra Bélgica. "Suicida" pq uma pessoa que diz que tem uma dissertaçao pra escrever e que quer ser levada a sério, se arrisca um pouco viajando por quatro dias nao é? Mas é que justamente por conta da dissertaçao eu nao vou viajar pela Europa de novo tao cedo, e tem tantos lugares que eu queria conhecer ainda (nao sei se isso é coisa de brasileiro morando nas oropa, mas como é tudo pequenininho e relativamente perto, dà meio que vontade de querer ver tudo.. ou sou soh eu?). Enfim, escolhemos (eu e namorado) ir pra Belgica (Bruxelas e Bruges), deixamos a filha gata em casa, e a gata filha do zelador vinha dar àgua/comida/limpar a caixa de areia pela modica quantia de 5€ por dia.

Eu adorei a Bélgica. Convenhamos que erigir tradiçoes em torno do combo "cerveja, chocolate e batata frita" é uma idéia genial pra um pais. Pena que nao seja um pais. Sério gente, aquilo nao é um pais, de passagem eu vi dois and counting. Além de suicida em termos acadêmicos, a viagem tb foi suicida em termos financeiros pq eu estava meio eu sou ryca e queria provar tudo, fôdas tô pagano. Paguei almoços e jantas e cervejas pro namorado, que tentou botar juizo na minha cabeça e jà prevê que vai ter que me emprestar dinheiro no fim do mês, mas okei, enchi o pandu de coisas otimas. Achei a carbonnade à la flamande excelente. Gostei do waterzooi, mas me lembra strogonoff (é soh comigo?). E os mexilhoes foram soh ok, e eu demorei horas pra achar um cujo preço fosse razoàvel. A gente ficou mais tempo em Bruges (soh um dia em Bruxelas, que acho que era mais barata) e achei os restaurantes bem caros, além de serem meio pegadinha do malandro (colocam um preço na porta, vc entra e OPS esse preço na verdade soh é valido para as terças-feiras de lua cheia, sabe como?). Mas ok, as cervejas compensavam o sofrimento, mesmo nao sendo taaao baratas assim, eram muito boas. Nunca fui na Alemanha nem na Inglaterra mas jà declarei amor eterno às belgas. Em Bruges tem um bar com mais de quatrocentas cervejas, o cardàpio de cervejas parece um livro, é uma coisa linda. Tirei foto mas meu pc deu pau, nao dà pra passar as fotos pra là. Um dia eu boto umas aqui.
Nota mental: nunca peça a um garçon belga pra provar uma cerveja alemã, ele vai ficar ofendido, vai fazer um discurso sobre como as cervejas belgas sao melhores, vai recusar seu pedido e vai trazer por conta propria uma cerveja BELGA pra vc. True story.

No mais, os belgas sao muito simpàticos, muito mesmo. Fiquei meio chocada de ver que alguns belgas de flandres nao falavam francês pq eu pensei "porra o pais é bilingue" e tal, mas na verdade soh uma vez eu falei francês e a caixa do supermercado me pediu pra falar inglês. Mesmo assim eu acho meio nada a ver, ainda mais com essa historia dos flamands acharem que carregam o pais nas costas e tal (blablabla sao paulo para os paulistas, jà vimos esse filme antes né). Entao acho que todo mundo devia falar as duas linguas uai. Por uma questao de principios, sem entrar no mérito da ryqueza de ser bilingue e bicultural. 

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

enfim, enfim...

Entao gente. Depois de ser maltratada pela prefeitura de policia, chorar, espernear, xingar muito no twitter blog e fazer --->>> DENOOONCIAS sobre a burocracia francesa, o que a bonitona da bala chita que vos fala apronta?

ESQUECE de ir buscar a carta de residência.

FUEN pra mim, né.
minha vida: nao é mais novela, mas continua sendo mexicana
Eu tinha que ter ido buscar terça, dia 21, soh lembrei na sexta a noite, entao tive todo o fim-de-semana pra ter pesadelos com o que eles iam fazer com minha carta quando eu fosse buscar na segunda: jogar
no lixo, cortar um uma tesoura... tudo na minha frente, claro, e acompanhado de um discurso de que se eu tivesse precisando mesmo eu tinha lembrado de ir buscar.

Mas nao, foi de boa. Super de boa. Ok, foi soh uma semana de atraso, mas gente esse governo nao està de brincadeira com as expulsoes dos estrangeiros, quem sou eu pra dar mole?!

Enfim, decidi que eu tinha que fazer um post sem reclamar na França, depois de tanto #mimimi.
Vou postar algo até bastante ufanista, hahaha: a melhor versao do hino francês ever made. Na minha opinião, obviamente. Eh a versão do filme Casablanca (que é um dos meus preferidos de todos os tempos, e o unico em que eu vi meu namorado com os olhos cheios d'àgua no final... ele me contou que tb ficou assim em Toy Story 3 mas eu nao reparei pq eu mesma tava me a-ca-ban-do de chorar. enfim...)

O contexto em que eles cantam o hino é o seguinte: A França està ocupada pelos Nazistas, mas nao as colônias francesas. Um dos lideres da resistência aos nazistas vai até Casablanca, no Marrocos, pra tentar fugir pros Estados Unidos (terra da liberdade né gente) mas alguns soldados nazistas estao là tb pra tentar prendê-lo, soh que eles nao podem prendê-lo sem razao pq o Marrocos, apesar de colônia francesa, nao està ocupado e tal. Estao todos  -soldados nazistas e o resistente- em um bar, quando os soldados começam a cantar uma musica nazista, e todos ouvem em silêncio. Entao o Resistente *amor verdadeiro amor eterno* manda uma banda tocar a marseillaise.
A letra da marseillaise é super revolucionària, né. No contexto da França ocupada e tal, ficou lindo. Eu AMO essa sequência.
(aqui uma traduçao meia-boca do hino, soh pra ajudar no contexto):
Avante, filhos da Pátria,/ O dia da Glória chegou./ Contra nós, a tirania/ O estandarte encarnado se eleva! (bis) / Ouvis nos campos rugirem Esses ferozes soldados? / Vêm eles até nós /  Degolar nossos filhos, nossas mulheres.
Às armas cidadãos! / Formai vossos batalhões! /Marchemos, marchemos! /Nossa terra do sangue impuro se saciará!



Eh uma pena que esse hino tenha sido apropriado pela extrema-direita. Eles cantam em todas os meetings deles e tal, entao cantar a marseillaise fora de contexto aqui na França é meio que associado à direita, meio que mal visto. E uma ironia também né, que um hino tao revolucionàrio caia nas maos dos reacionàrios.

E gente, namorado me contou que apesar de o hino ser muito mais longo eles soh aprendem e cantam essa parte. Espertinhos, né!!! A a gente tendo que decorar nosso hino inteiro - e condenando os jogadores de futebol que nao sabe cantar -, quando seria mais simples cantar a parte mais legal e pronto!!

p.s.: SIM, eles cantam "degolar nossos filhos e nossas mulheres" no hino. De-go-lar. Kinda creepy, mas enfim o hino é deles né.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Arqueologia do tiopês


Como o assunto do orkut trouxe vàrias lembranças de um tempo de gente velha que nao volta mais, lembrei de uma das coisas mais divertidas que surgiram por là e que -eu acho- influenciaram a forma como a gente se comunica na internet: o tiopês. Eu acho que a Katylene, por exemplo, usa uma linguagem derivada do tiopês - embora de um jeito bem mais caricato, no inicio eu achava uo mas hje eu gostcho mucho. Vàrios memes tb tem tiopês (ou derivados de).


Entao lembrei de um post desse blog que um amigo tinha me mandado hà tempos. Reproduzo o texto aqui pq achei ele otemo, espero que as pessoas do blog nao fiquem bravas comigo !! 


Arqueologia do Tiopês

Muito provavelmente você já deve conhecer o tiopês, mas não sabe que ele se chama assim e, quando viu alguém adotar esta linguagem, considerou-o burro. Em parte sim, em parte não.
Segundo a definição muito mal feita de algum aventureiro na Wikipedia, “o tiopês é uma nova forma de linguagem utilizada por diversas pessoas para se comunicar na internet de modo irônico. Com um jeito engraçado e “incorreto”, o tiopês é muito usado no Orkut, MSN, blogs e cada dia mais pessoas adotam essa linguagem”. Eu diria que vai além.
O tiopês pode ser considerado uma linguagem caricatural, crítica e bem-humorada a respeito do analfabetismo funcional brasileiro, que é um dos maiores do mundo. Para se ter uma breve idéia disto, 43% dos brasileiros com 11 anos ou mais de estudos têm alguma deficiência na compreensão de textos – vide os infográficos da Veja. Em decorrência disto, um vocabulário muito limitado. Imagine aqueles com menos tempo de escolaridade. Imaginou? Sim, agora imagine o “boom” da internet a partir de 2001 no Brasil em conjunto com políticas de inclusão digital. Foda, né?
Longe de querer ser exclusivista, classista ou elitista; para se escrever tiopês é preciso duas coisas: dominar a língua portuguesa e ter o mínimo de talento. Confesso não ter o segundo quesito. Só se pode escrever de modo analfabético, usar palavras com outras letras mantendo-se a fonética e usar a temática tiopês com humor se tiver um pouco de ambas as artes já citadas.

As origens do tiopês

Como toda origem, é impossível dizer com exatidão quando, como e onde veio. Um germe deste fenômeno é impossível ser encontrado. Podemos dizer que o humor e a predisposição para esta escrita é algo arquetípico, que surgiu de uma só vez em vários polos da internet, alastrando-se de forma lenta a gradual.
No entanto, fazendo um mínimo de esforço para fazer este texto, encontrei o que pode ser chamado da primeira frase tiopeística no orkut. Tenho plena certeza que não é a primeira, mas a considerarei para justificar meu axioma.

“Minha filha, venha cá!”
Esta mensagem, datada de 04/12/2004 e cheia de rabiolas, é de Misto Eleazar. Figurinha um tanto quanto sumida hoje em dia, já fui muito carimbada há uns meses atrás. Durante minhas arapongagens, concluo que este cidadão já usava esta linguagem em canais de bate-papo de IRC. Logo, posso dizer que este é um dos fundadores do tiopês.
Mais adiante, em 16/06/2005 é fundada a Q q 6 ächão, no Orkut. De humor semelhante, Golias Miranda vislumbrou um filão pouco explorado e criou-a, tornando uma de suas comunidades de maior número de participantes. Mais adiante, a partir de desavenças com o próprio Misto, que tornou-se seu algoz, Golias transferiu-a ao próprio, dando fim a uma briga um tanto quanto duvidosa que envolvia direito autoral, roubo de idéias e revelações de identidades secretas. Como já falado, a briga tem origens e causas e personagens que põem tudo isto em dúvida, mas este não o assunto deste post nem nunca vai ser (há de se defender a classe).


Para além do orkut

Está errado aquele em que pensava que o tiopês estava restrito apenas às relações orkutianas. Uma prova disto é o blog Maquina de Secso. Criado início de 2006 por um sujeito RaUL, o site era declaradamente pornográfico e analfabético, mas inocente ao mesmo tempo. O blog morreu, RaUL apagou o site e nunca mais deu seu ar da graça, mas arrebanhou fãs durante sua pouquíssima vida. Alguns registros do que era o blog podem ser vistos no site de Israel Nobre, o HBD, o qual era sempre freqüentado por este ilustre personagem nas caixas de comentários. Segue aqui um excerto de RaUL, para vocês terem uma idéia de como era seu blog:

********8
À TENÇÃO
**********8888
TODO MUNDO POIS É CÉRIO
************88
O ISRAEL BRINCA COM ESTE TIPO DE, NO, CASO, COISA POR QUE ELE É UM À TEU CORRETO?
E DO PIOR TIPO AINDA, DAQUELES, À TEU, CUJO, À TEU QUE FICÃO FALANDO ELES QUE, NO, CASO, DEUS NÃO ESISTE (ELE)!!!!
MAS QUEM QUISER (AS PEÇOAS) CUJO, ELES, QUISER, SABER, A, VERDADE, VEJÃO NO MEU SITE DE MENSAGEM NÃO DE, NO, CASO, SUB-ELIMINAR MAIS SIM DE SECSO.
VEJÃO!!!
POIS A VERDADE É QUE AS, NO, EMPRESAS, CASO, (ELAS), FASEM O SHAMPU NO FORMATO DO SHAMPU NÃO PARA À TRAIR O GRAMUNHÃO!!!! NADA DICAS DISTO!!!
MAIS SIM PARA AS MULIERES SE MASTURBAR ENFIANDO ELE (SHAMPU) NAS CHOCHOTAS DELAS!!!!!
É A PURA VERDADE AS PEÇOAS CUJO ELES (PEÇOAS) QUER SABER É SÓ ENTRAR NO MEU SITE

Outro blog que eu não conhecia e encontrei durante minhas pesquisas para este post é o blog Tendemsia Totau. Sem maiores comentários, ele se encaixa na próxima seção do texto.


Lixo Nuclear

Obviamente, como todo fenômeno social, um evento sempre está sujeito a metamorfoses que, de acordo com o ponto de vista, podem se deturparem ou não. Não seria diferente com o tiopês. Com a popularização do mesmo e apropriação desta nova língua pelos analfabetos funcionais do nosso Brasilzão de Meu Deus, o tiopês teve uma mudança em comparação a como se falava em seus primórdios. Tal ato despertou a ira de Misto Eleazar, que batizou este novo dialeto de Lixo Nuclear. Segue exemplo:


Sem graça e quase ininteligível, a obra de arte perdeu a sua aura e foi apropriada pela ralé, pelo próprio alvo o qual se destinava a crítica do tiopês. Misto Eleazar deve estar se sentindo neste momento igual ao Santos Dumont ao ver sua mais nobre invenção ser usada para a guerra.

No entanto, nestes rincões do orkut ainda é possível ler o tiopês de várzea, o verdadeiro.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

anão vestido de palhaço mata 8

(ou: "divagaçoes aleatorias juntas em um soh post")



O irmao do meu namorado tava aqui em casa esses dias e ficou de cara com a Faye, de como ela se comporta como se tivesse certeza absoluta de que ela é um humano, e nao apenas isso, mas que ela é uma princesa. Eu disse que era obvio que ela sabe que ela é uma princesa, afinal eu digo isso pra ela todos os dias *_*

--------------------------

Na escola onde eu sou usurpadora trabalho soh tem velhoto e eu tento interagir com as disciplinàrias que sao mais zovens e tal. Outro dia uma delas veio me perguntar se eu conhecia Michel Telo, eu disse que sim, ela me disse que todos os alunos escutam a musica o dia inteiro e que ela curte o ritmo. Expliquei pra ela que aquilo se chama "forro", mas que o que o Telo fazia era um forro ruim, no Brasil tinha coisa muito melhor e eu nao entendi o por quê de tanto auê nacional - entre os gringos eu até entendo pq pra eles é "diferente" e sinceramente eu adoro que isso faça sucesso aqui, se eu estivesse no Br e escutasse isso non-stop eu pensaria diferente mas aqui eu me divirto com isso. Enfim, expliquei pra ela o que a musica queria dizer e tal. Ontem mostrei Clara Nunes ("Feira de Mangaio") e ela adorou. Dai uma outra menina veio me perguntar se eu conhecia "Créo" e a "Mulé Melancià" (pronuncia francesa, hahaha). Choquei que ela conhecia isso. Elas ficaram vendo uns videos e eu pensei, "okei, vou horrorizar esse pessoal" e mostrei a surra de bunda pra ela. Vocês vão me julgar em silêncio, eu sei, mas pelo contexto eu sabia que ela nao ia gostar da musica que a gente considera "elevada e evoluida" (cuja avaliaçao é basicamente nosso gosto pessoal, né) e nao ia adiantar nada mostrar coisas tipo Clara Nunes pra ela. Mas gente, pasmem, ela CONHECIA a surra de bunda. Eu quis chocar e fiquei com a #cara #na #poeira. Isso é que é francês from da street.


--------------------------





O nome desse post vem de uma das melhores comunidades do orkut. Aliàs, o orkut de 2005 é provavelmente a melhor rede social que jah existiu, na minha opiniao. Depois o orkut tentou mudar um monte de coisa e foi soh ladeira abaixo, mas em 2005 era sensacional. Depois veio facebook e a era do controle total (vcs devem ter ouvido falar do austriaco processando o facebook pq eles armazenam todas as informaçoes sobre vc, jah pensou no quanto isso é perigoso?). No orkut era soh aquele stalking sem compromisso (antes da época do rastreamento de perfis, que foi quando meu conceito sobre o orkut começou a cair), todo mundo lendo scrap de todo mundo, numero de fotos limitadas (o que obrigava as pessoas a escolherem quais fotos colocar, eu julgava as pessoas pelas fotos que elas escolhiam haha), e o que eu mais gostava é que as comunidades tinham uma certa centralidade no perfil. Pq o perfil é o que vc escolhe mostrar de si aos outros né, e as comunidades entravam nisso: tinham as pessoas que se levavam mutio a sério, as pessoas que escolhiam comunidades barangas, enfim. Eu amava as comunidades non-sense. Sem falar nas comunidades realmente uteis: as comunidades "au pair" me foram muito uteis e as pessoas eram sempre muito prestativas. E a "Discografias" com o sistema de pirataria auto-organizada e solidària. Eu acho que o facebook nunca vai chegar aos pés dessa era de auge e, ademais, ele me dà um certo medinho.

Ficar falando de como o nosso tempo era bom é sintoma de velhice, né?

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

domingo, 12 de fevereiro de 2012

the danger of a single story


Vi esse video a muito tempo atràs, graças à Olévia. Tô revendo de novo pq acho que essa idéia de "single story" dà muito pano pra manga e eu queria tentar usa-la na minha dissertaçao (nem que fosse bem de leve), mas nao sei se vai rolar - nao dà pra simplesmente "xuxar o trem" là na meio, eu teria que elaborar isso muito bem e nao sei se vou ter tempo pra isso. Mas enfim né! Se eu pudesse dar um conselho, seria use o filtro solar assista esse video. Sério!