segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Bial sobre estupro: "O amor é lindo!"

Eu nao ia falar no BBB esse ano. Eu jah escrevi hà alguns anos pra falar mal, mas enfim parece que virou hype pedante falar que BBB emburrece e blablabla whiskas sachê. Eu nao costumo assistir e nao gosto do programa, ponto, mas esse ano eu ando meio frenética pq conheço uma menina que està participando. Nao vou dizer que sou AMYGA dela, a gente nao se fala hà um tempão e eu achei super cara-de-pau algumas pessoas no facebook e afins publicando fotos junto com ela soh pra mostrar que é amigo de "celebridade" - eu e ela temos TROCENTOS amigos em comum, entao imaginem como ficou meu facebook! Com direito a professores respeitàveis de Ciência Politica e Sociologia publicando fotos e tudo mais! O mundo està louco, gente, mas enfim, eu compartilho até certo grau da comoçao geral de ver alguém na tv que eu realmente conheço, eu jah vi essa pessoa falando/ se mexendo/ existindo e eu sei que ela é de verdade e està na tv... me pergunto se isso é coisa de mineiro e nosso bom jeito capial (~jeca~) de disconfiar desses bichos tecnologicos... mas enfim, nao é da minha comadre bêbêbê que eu queria falar mas do que rolou là de sàbado pra domingo e que nao tem nada a ver com ela:

Uma menina, Monique, bebeu muito na festa e acabou beijando um cara, Daniel. Acontece que ela apagou de bêbada e o cara se aproveitou pra abusar dela debaixo do edredon. No dia seguinte a menina nao se lembrava do que tinha acontecido, convocam ELA no confessionàrio pra perguntar o que tinha rolado e perguntam se foi consensual, ela disse algo do tipo "foi consensual mas eu nao lembro". Saindo do confessionàrio ela foi direto perguntar pro cara o que tinha rolado e ele JUROU que soh deu uns dois beijos nela, ou seja, ela nao tinha idéia do que tinha acontecido, ele mentiu pra ela e diante da desconfiança dela (de ter sido convocada pra falar do assunto, ora bolas), ele disse pra ela nao esquentar a cabeça que era tudo ~boato~.

E que isso quer dizer? Que rolou um estupro* ao vivo pelo Pay-Per-View e a Globo nao fez NADA pra impedir. Pior, nao expulsou o cara. Pior, a Globo disse que a menina disse que foi consensual entao tà tudo bem - o fato de ela nao lembrar é irrelevante! Pior, na ediçao ao vivo domingo à noite cortaram todas as cenas em que ela pergunta pro cara o que aconteceu, mostraram ela bêbada na festa e em seguida ela beijando o cara e o Bial falando O AMOR EH LINDO. Obviamente nao mostraram a cena do abuso, com ela desacordada.

Eu fiquei muito chocada com essa historia, muito. Jah pensaram nos precedentes que isso abre? A forma escrota como a Globo tentou justificar o que todo mundo na internet està comentando é ainda mais revoltante - que outra coisa aquelas cenas da menina bêbada que passaram na ediçao de domingo poderiam querer dizer, além de "olha là, a menina tava bêbada, c* de bêbado nao tem dono, nao sabe beber tem que beber leite". Porque a culpa é sempre da vitima, né. Ela que bebeu. O cara poderia simplesmente nao ter estuprado, mas nao!, foi ela que bebeu, a culpa é dela!

Tem muita gente falando disso muito melhor do que eu, mas eu fiquei tao mal que eu precisava xingar muito no twitter (quem nao tem twitter caça com blog, ora bolas).

Dos vàrios textos na net falando do assunto, deixo o link pra esse aqui pq têm um link pra vàrios outros no final, se alguém quiser saber mais.

*Soh pra esclarecer, nao precisa haver penetraçao pra haver estupro, basta haver abuso sexual. E o fato de ela estar apagada de bêbada indica que ela nao podia oferecer resistência, e obviamente nao pode ter sido consensual (enfim, o texto que eu indiquei esclarece muito melhor do que eu).

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

la usurpadora... yo!

Tem gente que nao acredita quando eu falo que minha vida é uma novela mexicana. Mas é sério! Depois de sofrer mais que a Maria do Bairro com a prefeitura de policia, agora o roteiro mudou.
Soh que primeiro eu tenho que explicar o contexto, entao senta que là vem a historia:


Eu trabalho desde setembro como "assistente" (~secretària) de uma assistente social que é cega. Vàrios documentos que ela recebe nao estao em braile, entao eu leio pra ela, e também a ajudo quando ela precisa escrever alguma coisa - embora ela seja super autônoma e o pc dela tenha sintetizador vocal. Tem vàrias coisas que ela escreve sozinha, principalmente notas pessoais que ninguém mais vai ler; quando sao cartas, ela pede pr'eu ver se tem erros, e quando ela precisa fazer relatorios ela prefere me ditar do que escrever sozinha (cada um tem seu processo de escrita né, tem gente que nao suporta escrever diretamente no pc). Enfim, fora essas atividades de leitura/ escrita, eu também ajudo a calcular ajudas sociais. Trabalhamos numa escola profissionalizante de ensino médio e alguns alunos podem ter ajuda com os custos do transporte, da cantina, etc. Mesmo que o Sarkozy tenha reduzido drasticamente essa ajuda, ela ainda existe. Ela recebe alunos que tem algum tipo de problema (social, familiar, etc) e embora eu nao esteja presente nesse momento eu obviamente fico sabendo dos casos, jah que ajudo ela a escrever os relatorios e etc. Quando ela falta e algum aluno vai procurà-la, acontece de às vezes eles se confiarem a mim, mesmo sabendo que eu nao sou a assistente social. Eu nao dou nenhum conselho nem tomo nenhuma providência séria, apenas tomo nota pra poder contar depois pra minha chefe, que vai depois convocar o aluno pra saber melhor o que està acontecendo. Enfim, minha chefe nunca pareceu ser contra isso. Acontece que ela precisou fazer uma operaçao e se ausentar por um mês e meio, ela volta no começo de fevereiro. Até là, eu tenho cumprido meus horàrios mesmo se nao tem muita coisa pra fazer - algumas coisas administrativas eu posso adiantar, mas outras, como os relatorios, eu nao estou habilitada a fazer. Alguns alunos foram me ver, mas bem poucos. Acontece que ontem veio uma menina cujo caso é bem grots. Hà vàrios casos grots, mas o dela é o pior de todos. Nao vou dar os detalhes aqui, eu juro que nao é fofoca pela metade (que eu acho abominàààvel!), mas é que é meio anti-ético contar isso num blog.
Ontem ela foi me ver pra me contar que tinha faltado no estàgio obrigatorio e que ela nao queria mais voltar pra casa. Ela disse que nao se sente bem em casa e que nao adianta anda ir ao estàgio se ela nao està bem. Liguei pro estàgio pra justificar a falta dela, mas fora isso ela insistia que nao ia voltar pra casa e ia dormir na rua. O que eu podia fazer? Fiquei meio desesperada, sério. Liguei pro enfermeiro escolar, pq ele pode eventualmente tomar providências (os tais relatorios) e, ora bolas, pq ele é um profissional e sabe lidar com situaçoes assim. Ele chegou à tarde, mas a menina nao quis contar muita coisa pra ele. Eu contei em off - eu sei que existe o "segredo profissional", mas eu estava sozinha e precisava de conselhos - mas como nao foi ela mesma que contou, ele nao poderia fazer muita coisa. Ele me aconselhou de ligar pra uma instância superior, tipo a chefe das assistentes sociais escolares. Liguei e contei o caso todo. Dai a muher ficou mais preocupada com o fato de EU estar trabalhando no escritorio da minha chefe ausente, do que com o caso da menina! O caso da menina, que tava ameaçando DORMIR NA RUA e é menor de idade, ela resolver rapidinho: nao podemos mandar assistentes sociais pra vcs, se vira nos 30 ai com o enfermeiro. Mas o meu caso, nossa, que absurdo que eu estava recebendo alunos!! Disse pra ela que os alunos sabem que eu nao sou a assistente social, e que isso de eles irem ao escritorio era muito pontual. Mas ela ficou cabreira, ligou pro enfermeiro pra que ele faça o relatorio sobre o caso da menina, e claro, pra comentar que nao era normal o que eu estava fazendo, sobretudo pq eu ficava sabendo de casos "confidenciais". O enfermeiro, super charmosao aliàs, veio me ver e me aconselhou a nao receber mais alunos - nao que ele achasse errado, aliàs ele disse que eu agi bem no caso dessa menina, mas pq isso podia dar problema pro meu lado. Eu poderia ser acusada de me passar pela assistente social, e eu poderia ser condenada por usurpaçao de cargo!

OMFG!

Osso, hein. Ia ser dificil uma coisa tao séria acontecer, mas a palavra "usurpadora" ficou ecoando na minha cabeça. Fui junto com o enfermeiro conversar com o diretor da escola sobre "minha situaçao", e ele meio que tava se lixando pro que a chefona das assistentes sociais estava pensando. Ele disse que poderia eventualmente me repreender se eu soubesse do que acontecia com a menina e nao tivesse feito nada, o que nao foi o caso. E perguntou pro enfermeiro se a tal chefona tava sabendo que minha chefe é cega e eu eventualmente tenho orelhas e vou ficar sabendo dos casos, ora bolas. Isso tranquilizou todo mundo, inclusive o enfermeiro que tava preocupado com o que poderia acontecer.
No final das contas eu fui embora sem saber direito o que aconteceu com a menina, pq o enfermeiro fez um reatorio pra Brigada de Menores mas ainda nao tinha uma resposta concreta.
Hoje minha chefe ligou. Como ela tinha operado, eu tava esperando ela fazer contato primeiro. Contei o caso e ela ficou puta com a chefona. Realmente é idiotice, mas enfim, também é verdade que eu nao sou habilitada, e eu nao quero que o meu fique na reta. Agora nao vou mais receber alunos enquanto ela estivera usente, o que quer dizer que eu tenho ainda menos coisa pra fazer do que antes. Mas enfim, eu perguntei pro diretor o que eu podia fazer e ele disse "nada", entao agora eu estou legitimamente fazendo nada de 09h30 às 14h.

Pra ler ouvindo:

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

de raps e estrangeiros

Um dos piores vicios dos maus escritores é supor que o leitor sabe perfeitamente do que ele està falando. Eu tenho uma tendência enorme a escrever coisas cheias de a priori's e soh depois de publicar o ultimo post é que eu fui reparar algumas coisas: tipo a associaçao feita entre estrangeiros e rap. Algo que faz sentido na minha cabeça, mas que eu joguei no texto de um jeito bem desleixado. Ficou parecendo que soh estrangeiros fazem rap. Pior, ficou parecendo que os caras do clipe são estrangeiros. E eu sou a primeira a achar absurdo a insistência francesa - imagino que em outros lugares tb, mas soh conheço a França - de querer colocar os imigrantes e descendentes no lugar deles: o lugar de origem, que não é a França. "Oficialmente" eles nao fazem isso, pq a Republica Francesa nao diferencia seus cidadãos de acordo com cor, a ethnia ou a origem (meu koo que nao diferencia, mas esse é o discurso em que eles querem acreditar). Mas os descendentes de imigrantes - nascidos na França, e portanto cidadaos franceses - são muitas vezes vistos e tratados como estrangeiros. Sabe quando no Brasil a gente chama o cara de "turco" pq o pai dele é daquelas bandas, mas apesar do apelido, pra gente, ele é brasileiro? Aqui esse cara é considerado turco, mesmo tendo nascido aqui (ou marroquino, ou whatever)**. Muitas vezes eles é que reivindicam isso - é o caso dos membros do grupo de rap que eu postei, e foi por isso que associei eles a "estrangeiros" - mas eles nasceram na França. Sao franceses, e nao "estrangeiros" - ademais, uma reivindicaçao identitària nao anula necessariamente outra, e eles podem muito bem se sentir franceses TAMBEM. A denuncia da musica que eu postei - e nao precisa saber francês pra entender, a mensagem é bem visual - é que existe uma "cidadania de segunda classe" reservada aos imigrantes e seus descendentes; ele nao estaria protestando contra isso se nao se sentisse no direito, enquanto francês, de ter oportunidades de vida mais igualitàrias.

** Claro que isso depende do pais de onde o cara é. Europeus hoje sao muito mais facilmente assimilàveis do que os descendentes de àrabes. Os asiàticos ficam num limbo que eu nao consigo identificar muito bem. O mais engraçado é que hoje existe todo um arsenal de argumentos culturalistas pra justificar o racismo e/ou a hostilidade com os àrabes: eles sao de cultura musulmana, incompativel com a matriz francesa, de tradiçao catolica. Dai quando vc lê relatos sobre a imigraçao polonesa (acho que em fins do séc XIX/ inicio do XX), acha os seguintes argumentos: mas os poloneses sao catolicos demais, a França é laica! Impossivel! - Ou seja, os mesmos argumentos culturalistas, soh que com o senso invertido. Eles gostam de se dizer laicos, mas quando convém eles podem ser bem catolicos.

Enfim, nao quero dizer que a historia se repetirà e que os musulmanos serao assimilados como os europeus mas esse tipo de coisa é instrutivo, especialmente pq algumas pessoas aqui parecem pensar que os europeus foram assimilados imediatamente e que os musulmanos é que sao os encrenqueiros da historia. Belgas, italianos, poloneses, todos eles foram alvo no passado da furia dos operàrios franceses que os acusavam de roubar empregos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

rap francês, oh oui!

Jà disse por aqui que adoro as expressoes estrangeiras do francês, também jah comentei que adoro giria de malaco. Pra juntar as duas coisas - estrangeiros e malacos -, um pouco de rap francês. Adoro essa musica! Eh meio antiga mas é clàssica.



Também adoro o fato de ela quebrar TODOS os clichês sobre a França. A França é isso do clipe, gente. Claro que nao é soh isso, assim como também nao é SOH Champs Elysées - filmes do Godard - conversas intelectuais em cafés. Aliàs, vàrios franceses que eu conheço nem conhecem Godard direito; soh pra comparar com o Brasil, sabe o Cinema Novo e o Glauber Rocha? Eh super legal e tal, pras pessoas que gostam de cinema é um referencial essencial, mas nao é todo mundo que conhece, nao é? Entao.

Eu demorei a admitir, principalmente pra mim mesma, que eu gosto da França. Em grande parte pq eu odeio paga-pau da França e odeio essa visão romântica (e falsa) que se vende em muitos lugares, principalmente no Brasil. Algo mais ou menos assim :

(acrescentem o livro do Camus debaixo do braço)

A França é muito mais interessante do que isso, e uma das coisas interessantes é a dinâmica cultural da qual as migrações fazem parte.
Claro que em relação à imigração tem coisa paia também, as discriminações, os preconceitos, as reações de direita, mas isso é coisa da França eXcrota que eu odeio - como eu também jah disse, um dia HEY de conseguir me explicar sobre essa relaçao de amor e odio. Um dia.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

mais do mesmo (natal)

Contando mais um pouco sobre o meu natal, além do fato de que nele nao tem JC e sua banda : passei o natal em Toulouse, na casa dos pais do meu namorado, e trouxemos Faye Valentine e cuia. Demos calmante pra ela, pq era a primeira vez que ela saia de casa desde que a adotamos, e correu tudo bem. Ela ficou soh um pouco grogue, mas nao dormiu, e chegando aqui começou a farejar tudo o que encontrava na frente pra ver de colé da casa. Aprendeu mais sobre o funcionamento das portas, jah que no nosso pequeno apê elas soh existem no banheiro, e aprendeu que dà pra empurrà-las quando elas estao soh encostadas. E ela nunca curtiu muito portas fechadas, là em Peres quando alguém tomava banho ela ficava miando ameaçadoramente na porta, quando a gente saia do banho ela sotava um "miau" - que deve querer dizer "seu bobão!" - e saia correndo. Aqui em Toulouse, nos fechamos a porta do corredor mas vira e mexe alguém esquece, e là vai Faye desafiar a autoridade materna (leia-se, a minha) e se aventurar nos outros quartos. Acho que ela està bem à vontade, especialmente se levarmos em consideraçao que ela agora ocupa espaçosamente uma poltrona na sala, tipo, soh pra ela. Mas acho que ela tà com saudade de casa: eu achei que ela ia destestar a gaiola de transporte depois que descobrisse pra que servia, mas pasmem, de vez em quando ela entra sozinha dentro e fica là. Em tempos felinos, 10 dias de viagem deve ser muita coisa. Quer dizer, vamos ver se ela entra sozinha na gaiola na hora de voltar.
Assuntos felinos à parte, vamos falar de coisa boa? Tipo... presentes! Eu adoro o processo de comprar presentes, mas nao sou muito criativa pq acabo sempre dando livros. O que nao deixa de ser legal (quer dizer, eu acho, pq adoro livros), mas às vezes é meio repetitivo. Mas eu ganhei quase que soh livros e fiquei bem feliz.
A coisa mais legal foi que o irmao do meu namorado me deu a trilogia do Senhor dos Anéis de presente. Nao que eu seja fã do Senhor dos Anéis, eu nunca li os livros mas quando aos filmes, eu nao curto muito nao. O irmao em questao é que é tipo super fã do Tolkien, dai um dia eu disse que nao tinha visto "O Retorno do Rei" e ele chamou pra ver na casa dele. Eu dei altas risadas em momentos que ele curtia muito, o que pra ele era uma heresia, mas ele é tao legal que isso virou piada interna entre a gente. Dai eu digo pra ele que "There's only one Return, and it ain't of the King, it's of the Jedi!", e provocaçoes do tipo. Enfim, ele me deu a trilogia, e eu dei pra ele um boneco do Yoda!! Sem saber que ele ia me dar os livros nem nada, entao ficou bem engraçado. Com direito a um pequeno climão, pq depois dessa troca de presentes o pai deu pra ele um livro sobre Stars Wars e dai ficou pensando que ele nao gostava, ele teve que explicar que era piada comigo mas que gostava sim.
O pai do meu namorado é um desses "homens de letras à moda antiga" e me deu um livro usado dele. Ele ficou super sem graça e eu tive que explicar que amei o gesto! Eu AMO coisa usada, e o fato de saber que ele ama os livros dele e mesmo assim me deu um deles me fez gostar mais ainda.
Outro presente que eu gostei muito veio do irmao mais novo do meu namorado, que nao gosta de livros (felizmente eu evitei a bola fora e eu dei outra coisa pra ele). Mas ele me deu um livro, e foi a primeira vez na vida que ele dava um livro pra alguém! Eu achei super legal.
Também ganhei um t-shirt dos All Blacks do meu namorado, o que foi um gesto nobre da parte dele pq na final da Copa do Mundo de Rugby eu torci pra Nova-Zelândia contra a França. Mas tipo torci MUITO. Enchi muito os franceses. A ponto de as palavras "me arrependi de ter te mostrado o rugby" terem saido da boca dele. Mas era mais forte do que eu, novas paixoes sao sempre intensas.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

natal nao é soh zezus


Eu nao tenho religião. Costumo me definir como agnostica, embora nos ultimos tempos eu me identifique mais com a "tendência" ateista do que com a teista do agnosticismo. Pois é, até pra isso segue-se trendies. Mas enfim, eu também nao sou anti-religiosa. Embora certos casos me dêem nos nervos, mas este nao é o assunto do post.
Mencionei o fato de nao ser anti-religiosa pq tem me irritado deveras essa mania cristã de querer monopolizar o natal. Tipo que pra algumas pessoas natal = nascimento de jesus, e vc soh tem direito de comemorar o natal se acreditar em JC e sua banda.
Bom, pra começar, este artigo é deveras instrutivo. Natal NAO EH nascimento de Jesus, quer dizer, ao menos nao é a data correta. Eh soh uma convençao que colaram por cima de uma festa profana - e detalhe complementar, hà vàrias outras festas de outras divindades comemoradas no dia do natal.
Hà também o fato de as pessoas gostarem de se reunir em familia, e o natal é uma otima desculpa pra isso. Eh o caso da familia do meu namorado, que nao apenas nao é religiosa (acho que sao todos ateus, mas nao tenho certeza), como também vem de criaçao musulmana. Ou seja, nada a ver com zezus. Mas eles curtem jantar todos juntos no natal e até montar àrvore (por puro gosto pelo "exotismo" dos costumes nativos, acho eu) e dar presentes. Pois é, cristoes (sic) com mania de monopolio natalino, deal with it.