segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

natal nao é soh zezus


Eu nao tenho religião. Costumo me definir como agnostica, embora nos ultimos tempos eu me identifique mais com a "tendência" ateista do que com a teista do agnosticismo. Pois é, até pra isso segue-se trendies. Mas enfim, eu também nao sou anti-religiosa. Embora certos casos me dêem nos nervos, mas este nao é o assunto do post.
Mencionei o fato de nao ser anti-religiosa pq tem me irritado deveras essa mania cristã de querer monopolizar o natal. Tipo que pra algumas pessoas natal = nascimento de jesus, e vc soh tem direito de comemorar o natal se acreditar em JC e sua banda.
Bom, pra começar, este artigo é deveras instrutivo. Natal NAO EH nascimento de Jesus, quer dizer, ao menos nao é a data correta. Eh soh uma convençao que colaram por cima de uma festa profana - e detalhe complementar, hà vàrias outras festas de outras divindades comemoradas no dia do natal.
Hà também o fato de as pessoas gostarem de se reunir em familia, e o natal é uma otima desculpa pra isso. Eh o caso da familia do meu namorado, que nao apenas nao é religiosa (acho que sao todos ateus, mas nao tenho certeza), como também vem de criaçao musulmana. Ou seja, nada a ver com zezus. Mas eles curtem jantar todos juntos no natal e até montar àrvore (por puro gosto pelo "exotismo" dos costumes nativos, acho eu) e dar presentes. Pois é, cristoes (sic) com mania de monopolio natalino, deal with it.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, Martha, eu ia justamente fazer um post sobre o que eu acho que é o natal e é por aí tb! Aqui em casa somos divididos: minha mae e irmao sao beeeeeeeeem religiosos e cristaos e e eu meu pai nao temos fe nenhuma. Mas eu acho que eu sou a mais empolgada com natal. Assim, minha mae curte a decoraçao (sério, MUITA decoração), mas eu gosto das histórias (vide a maratona de filmes natalinos), das pessoas reunidas, mais amáveis, da desculpa pra presentear também... Pôxa, eu acho legal. Independente do componente religoso. E até certa medida, acho legal a fé, desde que seja pessoal e nao gere preconceitos, exclusoes e por aí vai.

E MUITO LEGAL a família do seu namorado (que eu nunca lembro o nome!!!) comemorar natal até com árvore!!!

Luana disse...

Cara, natal nao tem nada de religiao,ne? Eu sou crista e isso nao faz a menor diferenca!! Eu tambem adoro as festas juninas e nao sou catolica.. risos....

adoro qualquer coisa pra juntar familia!