sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

eye of the tiger

Eye of the Tiger é inevitavelmente associada a Rocky, mas pra mim ela se tornou significativa por causa de Persépolis. Pra quem nao conhece, é um filme sobre uma iraniana que cresce durante os primeiros anos da Revoluçao Iraniana, depois vai estudar na Austria, e depois de "umas coisas ai" (nao vou contar né, gente), volta pro Irã... pra depois partir de novo. O filme tem um pano de fundo muito esclarecedor sobre a situaçao no Irã, mas a historia da Marjane, sua situaçao de expatriada, a volta dificil ao pais, tudo isso é muito universal - acho muito, muito bonito quando o pai dela diz, antes de ela ir pra Austria, "nao se esqueça nunca quem você é e de onde você vem"*.

E serve pra todo mundo né, e como serve!

Eye of the Tiger é usado no filme quando ela jah està de volta ao Irã, meio deprimida, e decide se reerguer, seguir em frente. Num espirito bem "survivor", mesmo. Mas o que eu mais gosto é de ela ter cantado essa musica com sotaque. No cd da trilha do filme ela é cantada "normalmente", mas durante o filme é de uma forma bem amadora (preparem os ouvidos). E o sotaque. Pra mim é sensacional, por causa dessa leitura da "condiçao do estrangeiro" que pode ser feita do filme -durante a sequência da musica ela està de volta ao Irã, mas existe toda aquela questão de que, uma vez que a gente se expatria, a gente se torna também estrangeiro em nossa propria terra.


Nao sei se foi em tudo isso que ela pensou quando quis colocar esse sotaque na musica, mas é nisso que eu penso, nesse "ser estrangeiro" que tem também muito de ser survivor, de matar um leão por dia. Pra cada um de uma forma diferente, com pos e contras diferentes, mas é sempre dificil.

Pelo menos pra quem nao vive em comercial de margarina ;o)

E aqui, um trailerzinho do filme com a musica, dessa vez bem afinadinha. Achei lindo:






* Na verdade eu sei que essa frase do pai dela està no livro, mas nao lembro se tem no filme.
Eu li o livro antes, e como sempre, vale muito a pena e é mais completo que o filme. Aliàs eu conheci meu namorado na época em que estava lendo, nem foi de proposito, rs. Ele é franco-iraniano.