segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
natal nao é soh zezus
Eu nao tenho religião. Costumo me definir como agnostica, embora nos ultimos tempos eu me identifique mais com a "tendência" ateista do que com a teista do agnosticismo. Pois é, até pra isso segue-se trendies. Mas enfim, eu também nao sou anti-religiosa. Embora certos casos me dêem nos nervos, mas este nao é o assunto do post.
Mencionei o fato de nao ser anti-religiosa pq tem me irritado deveras essa mania cristã de querer monopolizar o natal. Tipo que pra algumas pessoas natal = nascimento de jesus, e vc soh tem direito de comemorar o natal se acreditar em JC e sua banda.
Bom, pra começar, este artigo é deveras instrutivo. Natal NAO EH nascimento de Jesus, quer dizer, ao menos nao é a data correta. Eh soh uma convençao que colaram por cima de uma festa profana - e detalhe complementar, hà vàrias outras festas de outras divindades comemoradas no dia do natal.
Hà também o fato de as pessoas gostarem de se reunir em familia, e o natal é uma otima desculpa pra isso. Eh o caso da familia do meu namorado, que nao apenas nao é religiosa (acho que sao todos ateus, mas nao tenho certeza), como também vem de criaçao musulmana. Ou seja, nada a ver com zezus. Mas eles curtem jantar todos juntos no natal e até montar àrvore (por puro gosto pelo "exotismo" dos costumes nativos, acho eu) e dar presentes. Pois é, cristoes (sic) com mania de monopolio natalino, deal with it.
Assinar:
Postagens (Atom)