segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

sifudê

Sàbado o ministro do interior francês disse que "as civilizaçoes nao se igualam" (ou algo do tipo, no sentido de que hà civilizaçoes superiores a outras).
Esse mesmo senhor jà disse que tinha que se fazer uma revisão do codigo penal pq os dados evidenciavam que os estrangeiros - e descendentes - cometem mais crimes que os franceses.
Esse cara é o mesmo que tà tocando o terror entre os estudantes estrangeiros, aumentando a renda minima a ser declarada pra conseguir um visto e impedindo que eles consigam visto de trabalho depois dos estudos. Eh a "fuga de cérebros", soh que ao contràrio: o Estado francês paga a formaçao dessas pessoas, e na hora em que elas poderiam retornar isso sob a forma de impostos, eles sao mandados embora.
Entre seus outros ministros, o Sarkozy também tem um outro senhor simpàtico sendo processado por racismo. Isso vindo de um presidente cuja incompetência é sem precedentes. De verdade, nem é pq eu tô muito puta, mas ele nao apenas é incompetente como ignorou solenemente todas as MUITAS manifestaçoes contra a reforma da previdência e passou o projeto por cima de todo mundo - dando, em outras palavras, uma banana pro povo.
Esse presidente tem chances de ser reeleito.
Pra aumentar essas chances, ele flerta - e a frase do ministro sobre as civilizaçoes é com certeza uma aproximaçao - com o eleitorado da extrema-direita, cuja candidata participou recentemente e um baile neonazista em Viena.
Neonazista.
Neo, nazista.
Essa candidata tem 20% de votos nas pesquisas, e 30% dos franceses declaram que poderia votar nela. Hà um tempo atràs, quando o pai dela era candidato, as estatisticas desse partido nao podiam ser levadas muito a sério pq os votos eram sub-declarados pq as pessoas costumam ter vergonha de declarar votar nele. Com ela no comando, existe uma tentativa de amenizar a imagem do partido, embora o fundo seja o mesmo - um racismo crasso.

Entao assim, eu vivo num pais onde quase 50% das pessoas votariam por esse tipo de coisa. Pq nao é mais de direita x esquerda que se trata, mas de considerar que o fato de a França ter fudido meio mundo no passado e jogado merda no ventilador em quatro continentes é soh um detalhe historico, e a culpa nao é deles - eles nao tem nada a ver com isso, soh querem proteger o pais deles desses estrangeiros bàrbaros que vem pilhar o Estado. Pq, como diria o Le Pen, ele nao tem nada contra os àrabes - ele soh nao gosta dos àrabes na França.

Eu nao conheço esse eleitorado de direita - eu estou meio que cercada por pessoas de esquerda, da minha faculdade ao trabalho (no lycée onde eu trabalho 90% dos alunos sao imigrantes ou descendentes) e no circulo social. Mas é assustador pensar que pelo menos um quarto dos franceses concorda com isso - sim, eu disse 1/4, e nao, nao é burrice matemàtica, é que 50% dos votantes nao é equivalente a 1/2 da populaçao quando o voto nao é obrigatorio e a taxa de abstençao aqui é super alta. Alguns se abstêm por protesto, outros por conivência, mas pelo menos 1/4 tà ali marcando presença pra dizer que nao ligam pra um discurso nazista jà que a França deve ser dos franceses. Me dà uma sensaçao de insegurança que nenhuma graminha-verde-e-velhinhos-tomando-cerveja-sem-alcool do mundo pode compensar.