quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

habemus presidenta


Me dei conta de que postei uma foto do Obama na época da eleiçao americana e que nao tinha postado nada dessa nossa eleiçao por aqui. Nao que isso conte alguma coisa, e eu soh esqueci de postar pq quase nao posto mais, mas jà que esse blog ainda existe achei que deveria corrigir o lapso.
Eu fiquei muito feliz com a eleiçao da Dilma, mas acho que nao cabe um post em restrospectiva sobre isso. A questao é que durante as eleiçoes eu tinha calafrios com a possibilidade do Serra ganhar, e pesadelos com a imagem do Lula transferindo a faixa de presidente. Nao gosto nem
de pensar na cena, o horror. Dai assim, a posse é um momento especialmente simbolico, principalmente pra quem gosta do Lula e se sente orgulhoso do governo que ele fez. Eu nao sinto là grandes identificaçoes com a Dilma, mas o Lula... O Lula é
outra historia. Sinceramente eu acho que nao serà uma boa idéia se ele se candidatar de novo, pq né? mesmo que eu ache que a imprensa é neurotica com essa historia de "sindrome de Getulio" do Lula, eu também acho que a combinaçao de carisma e personalismo é bem perigosa. Enfim, enfim. A questao é que o Lula serà lembrado, e isso é lindo. Uma das coisas mais legais foi o pai do meu namorado (acho estranho falar "sogro" pq fico com a sensaçao que é um vocabulàrio de gente casada), que é iraniano e tem um sentimento democràtico muito forte, falando comigo sobre o assunto. Me felicitando, na verdade. Poxa, ele saiu do Irã pra fugir de uma ditadura e espera um dia ver a democracia existir no pais dele. Dava pra ver que ele estava feliz, que ele compartilhava o fato de eu estar orgulhosa e emocionada com a posse e com o fim do governo Lula. E poxa, uma mulher presidente. Uma ex-guerrilheira divorciada, eleita num pais que às vezes sabe ser tao conservador. Mas eu tenho que confessar que fiquei mais emocionada mesmo foi pelo Lula.


Nenhum comentário: