quarta-feira, 24 de agosto de 2011

soh por postar

Vou tentar manter esse blog minimamente digno e postar com mais frequência, como disse a Olévia, nem que seja um video.
Entao: ESSE VIDEO EH OTIMO! Se chama "historia das coisas", e propoe uma reflexão sobre nossos hàbitos de consumo e nosso papel na cadeia produtiva. Pode parecer meio que "consciência ambiental para principiantes", mas o bacana dele é, exatamente, a simplicidade.


Notem que hà uma critica à forma como os paises desenvolvidos se aproveitam do "terceiro mundo" como se fosse o quintal deles. Eh uma pena que seja abordado tao pouco (ao mesmo tempo, nao é exatamente o foco principal do video), mas é algo serissimo... esses dias vi uma reportagem sobre a compra de grandes extensoes de terra em Moçambique, algo que provavelmente vai prejudicar muito as pessoas que trabalhavam hà décadas nessas terras, e os compradores eram, tchan-tchan, fucking brazilian landlords. Hà casos de universidades americanas praticando a mesma coisa. Mas o Brasil é fueda né? Um pais que sofreu sendo quintal alheio e que soh espera a primeira oportunidade pra fazer um quintalzinho num pais mais fraco.

Mas enfim, voltando ao foco, vejam o video :)

3 comentários:

Olivia disse...

Ah, sim, esse vídeo é muito legal! Sabe, de uns tempos pra cá tenho pensado um pouco (beeeeeem pouquinho mesmo) sobre nosos hábitos de consumo. Antes era um assunto que, estranhamente, não tinha me pegado, mas é mesmo impressionante. A gente quer comprar coisa nova, ter aquela roupa, auqela nova tecnologia... Bem, é realmente difícil sair disso (eu diria na verdade impossível, a não ser que você more em comunidade numa fazenda e plante e crie absolutamente TUDO, mas não vi nada assim no mundo atual até agora), mas de qualquer maneira, mesmo eu não vendo saída pra uma ação solitária dar certo, acho importante a gente ver e ter consciência dessas coisas. De uma maneira ou de outra a gente acaba repensando nossa maneira de consumir.

marthacomth disse...

Eu acho que se a gente pensar UM POUCO nessas coisas, jah se conscientiza minimamente sobre o consumo... mas o caminho é longo e àrduo, principalmente pq toca um pouco o bolso. Pelo menos pra mim. Eu fico peneirando coisas baratas por ai, e nem parava muito pra pensar nas consequências enormes que isso têm com as criancinhas trabalhando na industria têxtil chinesa ou nos produtos duvidosos (mas super baratos) de supermercado que eu compro sempre. Eu nao sei exatamente o que fazer pra poder comprar sem peso na consciência pq, poxa, eu sou estudante e quebrada. Mas acho que hà alternativas, sim.

A minha ex-host-family de Compiègne é um super exemplo disso. Eles plantam muita coisa do que consumem, e a outra parte eles buscam diretamente em cooperativas de produtores que eles conhecem. Eles soh compram coisas usadas (tipo ebay, brechos, etc). E estao longe de ser o estereotipo de pessoas alternativas - em certas coisas, eles sao bem tradicionais. Mas enfim, é bacana ver que dà sim pra fazer essas escolhas - pelo menos,quando vc é "gente grande" e pode se sustentar. Vamos combinar, salàrio de fome é desculpa digna sim :o)

Olivia disse...

Hahahaha! Sim! Sim! Super verdade a última frase!

Pois é, é justamente nisso tudo que fiquei pensando. Quero dizer, nas coisas baratas e como a gente financia a desgraça do vizinho - na maioria das vezes sem saber. Mas isso é capitalismo, isso que o até pequeno empresário por aqui defende com unhas e dentes na maior cara lambida, falando o tanto que capitalismo é legal. Desculpa, é que tenho ouvido um certo número de pessoas ir em defesa aberta do capitalismo e fico pensando que só pode haver um grande problema pra isso acontecer: ou essas pessoas não têm coração mesmo, ou elas não não têm olhos pra enxergar a realidade.

E sobre a sua ex-família, poxa, super legal! Mas é fato que custa mais caro. Assim como custa mais caro ser vegano, vegetariano e por aí vai. É caro não seguir o padrão, né.