quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

rap francês, oh oui!

Jà disse por aqui que adoro as expressoes estrangeiras do francês, também jah comentei que adoro giria de malaco. Pra juntar as duas coisas - estrangeiros e malacos -, um pouco de rap francês. Adoro essa musica! Eh meio antiga mas é clàssica.



Também adoro o fato de ela quebrar TODOS os clichês sobre a França. A França é isso do clipe, gente. Claro que nao é soh isso, assim como também nao é SOH Champs Elysées - filmes do Godard - conversas intelectuais em cafés. Aliàs, vàrios franceses que eu conheço nem conhecem Godard direito; soh pra comparar com o Brasil, sabe o Cinema Novo e o Glauber Rocha? Eh super legal e tal, pras pessoas que gostam de cinema é um referencial essencial, mas nao é todo mundo que conhece, nao é? Entao.

Eu demorei a admitir, principalmente pra mim mesma, que eu gosto da França. Em grande parte pq eu odeio paga-pau da França e odeio essa visão romântica (e falsa) que se vende em muitos lugares, principalmente no Brasil. Algo mais ou menos assim :

(acrescentem o livro do Camus debaixo do braço)

A França é muito mais interessante do que isso, e uma das coisas interessantes é a dinâmica cultural da qual as migrações fazem parte.
Claro que em relação à imigração tem coisa paia também, as discriminações, os preconceitos, as reações de direita, mas isso é coisa da França eXcrota que eu odeio - como eu também jah disse, um dia HEY de conseguir me explicar sobre essa relaçao de amor e odio. Um dia.

Um comentário:

Luana disse...

Eu tambem acho um SACO essa imagem forcada que fazem da Franca - da Italia, da Espanha, da...

Frances eh culto, italiano eh engracado, espanhol eh caliente... Alemao eh nazista.. risos... para, neh?

Esou sem caixinha de som agora, mas depois ouco o rap... =)