quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Arqueologia do tiopês


Como o assunto do orkut trouxe vàrias lembranças de um tempo de gente velha que nao volta mais, lembrei de uma das coisas mais divertidas que surgiram por là e que -eu acho- influenciaram a forma como a gente se comunica na internet: o tiopês. Eu acho que a Katylene, por exemplo, usa uma linguagem derivada do tiopês - embora de um jeito bem mais caricato, no inicio eu achava uo mas hje eu gostcho mucho. Vàrios memes tb tem tiopês (ou derivados de).


Entao lembrei de um post desse blog que um amigo tinha me mandado hà tempos. Reproduzo o texto aqui pq achei ele otemo, espero que as pessoas do blog nao fiquem bravas comigo !! 


Arqueologia do Tiopês

Muito provavelmente você já deve conhecer o tiopês, mas não sabe que ele se chama assim e, quando viu alguém adotar esta linguagem, considerou-o burro. Em parte sim, em parte não.
Segundo a definição muito mal feita de algum aventureiro na Wikipedia, “o tiopês é uma nova forma de linguagem utilizada por diversas pessoas para se comunicar na internet de modo irônico. Com um jeito engraçado e “incorreto”, o tiopês é muito usado no Orkut, MSN, blogs e cada dia mais pessoas adotam essa linguagem”. Eu diria que vai além.
O tiopês pode ser considerado uma linguagem caricatural, crítica e bem-humorada a respeito do analfabetismo funcional brasileiro, que é um dos maiores do mundo. Para se ter uma breve idéia disto, 43% dos brasileiros com 11 anos ou mais de estudos têm alguma deficiência na compreensão de textos – vide os infográficos da Veja. Em decorrência disto, um vocabulário muito limitado. Imagine aqueles com menos tempo de escolaridade. Imaginou? Sim, agora imagine o “boom” da internet a partir de 2001 no Brasil em conjunto com políticas de inclusão digital. Foda, né?
Longe de querer ser exclusivista, classista ou elitista; para se escrever tiopês é preciso duas coisas: dominar a língua portuguesa e ter o mínimo de talento. Confesso não ter o segundo quesito. Só se pode escrever de modo analfabético, usar palavras com outras letras mantendo-se a fonética e usar a temática tiopês com humor se tiver um pouco de ambas as artes já citadas.

As origens do tiopês

Como toda origem, é impossível dizer com exatidão quando, como e onde veio. Um germe deste fenômeno é impossível ser encontrado. Podemos dizer que o humor e a predisposição para esta escrita é algo arquetípico, que surgiu de uma só vez em vários polos da internet, alastrando-se de forma lenta a gradual.
No entanto, fazendo um mínimo de esforço para fazer este texto, encontrei o que pode ser chamado da primeira frase tiopeística no orkut. Tenho plena certeza que não é a primeira, mas a considerarei para justificar meu axioma.

“Minha filha, venha cá!”
Esta mensagem, datada de 04/12/2004 e cheia de rabiolas, é de Misto Eleazar. Figurinha um tanto quanto sumida hoje em dia, já fui muito carimbada há uns meses atrás. Durante minhas arapongagens, concluo que este cidadão já usava esta linguagem em canais de bate-papo de IRC. Logo, posso dizer que este é um dos fundadores do tiopês.
Mais adiante, em 16/06/2005 é fundada a Q q 6 ächão, no Orkut. De humor semelhante, Golias Miranda vislumbrou um filão pouco explorado e criou-a, tornando uma de suas comunidades de maior número de participantes. Mais adiante, a partir de desavenças com o próprio Misto, que tornou-se seu algoz, Golias transferiu-a ao próprio, dando fim a uma briga um tanto quanto duvidosa que envolvia direito autoral, roubo de idéias e revelações de identidades secretas. Como já falado, a briga tem origens e causas e personagens que põem tudo isto em dúvida, mas este não o assunto deste post nem nunca vai ser (há de se defender a classe).


Para além do orkut

Está errado aquele em que pensava que o tiopês estava restrito apenas às relações orkutianas. Uma prova disto é o blog Maquina de Secso. Criado início de 2006 por um sujeito RaUL, o site era declaradamente pornográfico e analfabético, mas inocente ao mesmo tempo. O blog morreu, RaUL apagou o site e nunca mais deu seu ar da graça, mas arrebanhou fãs durante sua pouquíssima vida. Alguns registros do que era o blog podem ser vistos no site de Israel Nobre, o HBD, o qual era sempre freqüentado por este ilustre personagem nas caixas de comentários. Segue aqui um excerto de RaUL, para vocês terem uma idéia de como era seu blog:

********8
À TENÇÃO
**********8888
TODO MUNDO POIS É CÉRIO
************88
O ISRAEL BRINCA COM ESTE TIPO DE, NO, CASO, COISA POR QUE ELE É UM À TEU CORRETO?
E DO PIOR TIPO AINDA, DAQUELES, À TEU, CUJO, À TEU QUE FICÃO FALANDO ELES QUE, NO, CASO, DEUS NÃO ESISTE (ELE)!!!!
MAS QUEM QUISER (AS PEÇOAS) CUJO, ELES, QUISER, SABER, A, VERDADE, VEJÃO NO MEU SITE DE MENSAGEM NÃO DE, NO, CASO, SUB-ELIMINAR MAIS SIM DE SECSO.
VEJÃO!!!
POIS A VERDADE É QUE AS, NO, EMPRESAS, CASO, (ELAS), FASEM O SHAMPU NO FORMATO DO SHAMPU NÃO PARA À TRAIR O GRAMUNHÃO!!!! NADA DICAS DISTO!!!
MAIS SIM PARA AS MULIERES SE MASTURBAR ENFIANDO ELE (SHAMPU) NAS CHOCHOTAS DELAS!!!!!
É A PURA VERDADE AS PEÇOAS CUJO ELES (PEÇOAS) QUER SABER É SÓ ENTRAR NO MEU SITE

Outro blog que eu não conhecia e encontrei durante minhas pesquisas para este post é o blog Tendemsia Totau. Sem maiores comentários, ele se encaixa na próxima seção do texto.


Lixo Nuclear

Obviamente, como todo fenômeno social, um evento sempre está sujeito a metamorfoses que, de acordo com o ponto de vista, podem se deturparem ou não. Não seria diferente com o tiopês. Com a popularização do mesmo e apropriação desta nova língua pelos analfabetos funcionais do nosso Brasilzão de Meu Deus, o tiopês teve uma mudança em comparação a como se falava em seus primórdios. Tal ato despertou a ira de Misto Eleazar, que batizou este novo dialeto de Lixo Nuclear. Segue exemplo:


Sem graça e quase ininteligível, a obra de arte perdeu a sua aura e foi apropriada pela ralé, pelo próprio alvo o qual se destinava a crítica do tiopês. Misto Eleazar deve estar se sentindo neste momento igual ao Santos Dumont ao ver sua mais nobre invenção ser usada para a guerra.

No entanto, nestes rincões do orkut ainda é possível ler o tiopês de várzea, o verdadeiro.

5 comentários:

Luana disse...

Eu juro que ainda nao me ascotumei com isso nao.. Lembra do miguixes? Ou era miguiches? Sei la...
Eu acho que colocar uma coisa ou outra no meio do texto eh ok... como o "cejura" ou "tipoacim"... Mas a Katylene - embora super engracada(o) - chega ao cumulo! Eu nao entendo o que ta escrito la! Lembrnado q eu tenho uma leve dislexia e entao isso tambem nao ajuda... haha

E eu nao sou velha! Sou experiente... hohohohoho...

S. W disse...

Gente eu fazia parte da Q q 6 ächão, nossa deu um aperto no coracao agora! Que saudades de Golias Miranda!

Que saudades do Brasil, do tempo que nao volta mais, e eu ainda escrevo galere (agora sem trema porque o teclado nao esta configurado para tiopes).

beijos

marthacomth disse...

Simone, eu jah cheguei a conversar no msn com o Golias Miranda hahahaha super "tiete" :o)

Luana eu gosto muito do tiopês (de vàrzea hahaha) mas nao gosto do miguxês, mas tinha uma comunidade que se chamava "Nietzsche miguxo" que era MUUUUITO engraçada... colocavam trechos de livros do Nit escritos em mIgUxEs e tal ^^

Eu AMO a katylene, como eu falei no começo eu achava muito exagerado, na verdade ainda acho mas soh acostumei hehe, adoro as tosquices e adoro que ele chama a Britney de NEIDE, eu morro de rir... e o cara que escreve é super gato!!!

Luana disse...

Eu fazia parte do "niilismo miguxo" que tinha a melhor descricao do mundo!

"c tb axa q nohs somus hapenas sakinhus d karni replikantis perdiduhs nu kaos, di forma aleahtohria i crueeel?

q a solidaum eh a condicaum da exxistência humana? q a felicidadi, u amor, u disisperu, a dor i todu u restu naum passam d fantasias d 1 sistema neurolohgicu i biokimico q evoluiu p/ reagir a issu d modus adapitahtivus?

q o q vale eh viver u nadah i negar a vidah?

entaum vem pra k!"


hahahahahahahahahahahahaa

NinoSapari . disse...

não cheguei a alcançar o tiopês de várzea, só o lixo nuclear dos tempos do tolices do orkut... mas aah véi, era engraçado sim HEIUAHEIUHAIUEHAE sddss