quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

cabelos cacheados: alguns sites uteis

Jà tem um tempo que eu queria falar de cabelos, mas tem TANTA coisa pra falar que eu fico adiando. Eu adoro esse assunto, adoro fuçar coisas na internet pra descobrir como cuidar dos meus cachos... E minha frustraçao eh nao conseguir confiar em nenhum cabeleireiro (é assim mesmo que escreve?!) pq convenhamos, a maioria deles NAO SABE cuidar de cabelos cacheados. Pq né, tem aquela coisa de cabelo liso ser padrão - sim, eu acho que existe uma certa "ditadura do cabelo liso", mas ressalto que acho muito pior do Brasil, que é um pais mestiço e onde a maioria das pessoas tem cabelo cacheado. Pq aqui ninguém nunca me perguntou "mas porquê vc nao faz progressiva?" como se fosse a coisa mais normal do mundo. No Brasil é jà ouvi isso demais. Ora bolas, pq vc nao bota silicone na bunda? Pq a logica é a mesma né, tenho cabelo cacheado logo devo fazer progressiva = tenho bunda logo devo botar silicone. A relação de causalidade é totalmente imbecil.
Desculpem pelo adjetivo hostil, mas vejam, eu tenho opiniões um tanto fortes sobre isso. Eu acho racismo alisar o cabelo. Nao que todo mundo que alisa seja racista, mas por quê existe um padrão estético racista que associa o bonito ao branco e o feio ao negro. Esse post da Lola Aronovich é excelente, aliàs acho que ela acerta muito a mão quando fala de racismo e da forma como o que a gente acha que é "gosto pessoal" pode esconder um leque enorme de preconceitos que a gente interioriza pela midia e pelos padrões dominantes.
Entao, reformulando, nao acho que todo mundo que alisa o cabelo seja racista de uma forma "consciente", mas eu acho que se vc diz que "acha bonito cabelo liso e isso é apenas, unicamente, o seu gosto pessoal" vc està equivocado. Cada um faz o que bem entender com o proprio cabelo, mas é necessàrio que isso seja um ato mais reflexivo pq nossas representaçoespessoais tem muito de social.
Eu nao alisaria meu cabelo, hoje, pq eu amo meu cabelo, mas tb pq eu acho que eu estaria colaborando conscientemente com uma ordem racista. Estaria sendo, no minimo, conivente. Nem sempre eu pensei assim. Eu jà botei quimica - uma que era considerada a mais fraca - e me arrependi pq ficou uma b***, mas tb pq eu vi que eu ficaria presa a um salão de beleza. Tem gente que diz que alisa pq é pràtico. Sério que é pratico ter que dar um jeito na raiz a cada quatro meses? Pq assim, se de repente vc muda prum lugar onde isso nao existe, ou é mais caro... Eu pensava nisso tudo pq hà muito tempo eu tinha vontade de morar fora. E pra mim nao era nada pràtico depender da existência de um produto/de um salão/ etc.

Eh verdade que cabelo cacheado dà trabalho, mas pessoalmente eu gosto muito de saber mais sobre o meu cabelo e aprender a cuidar dele. Cabelo cacheado tem vontade propria, sim, mas também te dà em dobro o que vc dà pra ele - se vc cuida direitinho, ele fica otimo, mas se maltrata...
Eu descobri muita coisa nesse site que é "a Biblia" dos cabelos cacheados:

naturallycurly.com

Tem umas coisas que sao meio em tom "auto-ajuda", tipo "your curls are gorgeous", mas é preciso ter em mente que uma parte do publico-alvo desse site sao pessoas que alisaram o cabelo a vida inteira pq odiavam o fato de ter cabelo cacheado ou crespo. E que isso tem a ver com aceitaçao... principalmente pq o processo de deixar o cabelo natural crescer é particularmente horroroso: aquela raiz crescendo diferente das pontas é a visão do caos. Sem falar que até o cabelo começar a responder aos cuidados, depois de tanto tempo de quimica, pode ser um processo lento. Eu acho que é por isso que existe esse tom auto-ajuda.

Uma das técnicas que mudaram a minha vida (sério, hahaha) é lavar o cabelo com condicionador e nao mais com shampoo. Tà explicado aqui:

Ressaltando que nao serve para todos os cabelos. Pro meu foi otimo.

Nesse site existe uma "classificaçao" de cada tipo de cacho, pra que vc possa procurar coisas especificas para os seu tipo de cabelo. Existem avaliaçoes de produtos que sao dadas pelas usuàrias do site, e vc pode procurar os produtos de acordo com a forma como ele foi avaliado por cada "tipo de cabelo". O que eu estou descobrindo (sim, ainda, e a gente pode se perder no meio de tanta informaçao) é que as formas dos cachos nao sao tao importante quanto a textura e a porosidade. Meus cabelos, por exemplo, têm cachos entre os tipos 3b e 3c, mas sao finos - entao eu preciso de tratamentos mais voltados para cabelos finos, pq meu cabelo tende a encher. Eu comprei um produto muito bem avaliado pelos cachos do meu tipo, mas ele nao funcionou muito bem pq eu nao levei em consideraçao a textura. Esse site explica um pouco isso tudo:


Aparentemente meu cabelo precisa de proteina. Na verdade essas coisas deixam a gente um pouco obsessiva com lista de ingredientes de produtos. Eu nao tenho muita idéia de como saber o quê é proteina (bom pro meu cabelo), e o que é sulfato (ruim para os cabelos), silicone, etc... Mas tem um site em que vc joga o nome do ingrediente no produto e ele te diz a funçao dele, uma beleza:


Claro que ninguém precisa chegar nesse nivel de obsessao. Pra mim isso é uma forma fascinante de procrastinaçao, além de ser util pras minhas "gorgeous curls" hahaha.

10 comentários:

Luana disse...

Amo de paixão meus cabelos enroladíssimo... Uso armadao! Adoro!

Quer dizer, eu resolvi mudar um pouco ano passado, fiz progressiva e cortei channel com franjinha e tudo...

Eu nao fiz isso porque acho pratico, mais bonito, ou qualquer uma dessas desculpas... eu fiz porque eu mudo sempre mesmo... Ja tive ate cabelo azul, acredita? Ta, loiro eu nunca teria.. risos..

Achar produtos eh uma coisa sem fim! O único lugar que achei cabeleireiros bons foi quando morei nos EUA... Eles SABEM cuidar, sabem cortar, sabem tudo! Aqui, no Brasil,na Suécia eu entro em PANICO quando tenho que cortar o cabelo...

Alias, esse texto que você citou da Lola eh realmente excelente! Concordo 100% com ela... E consequentemente com você tb.. risos

ahh.. meu pai usava black power.. coisa mais linda!

S. W disse...

Martha eu tambem tenho cachos e nao sei o que sao eles a anos e anos e anos, desde o tempo de adolescencia. Quando eu era crianca tinha o cabelao lindo, logico que eu cresci e destrui, faz parte da minha natureza, cortei, pintei, descolori e as curvas se perderam, viraram o " balaio de gato" que nao tem jeito. Eu nunca soube cuidar do meu cabelo, entao eu acho pratico levantar de manha, eu juro, gasto 10 min com pranchinha e ele esta arrumadinho (mais ou menos). Nos dias em que eu insisti em tentar deixar os cachos soltos eu gastei horas tentando fazer com que eles criassem forma. Eu adoraria saber lidar com o meu cabelo, vou tentar a dica do condionador e ver como fica.

adorei o post. beijos

marthacomth disse...

Oi meninas, adorei os comentàrios!

Simone, o meu unico problema com a prancha é que ela acaba danificando por causa do calor e dai vira um ciclo eterno (jah que o cabelo nao tà bom, passa prancha, mas é pq passa prancha que ele vai acabar danificando e nao ficando bom). Eu nao quis fazer um manifesto sobre "mudanças pontuais", rs, até pq se eu soubesse fazer escova eu faria de vez em quando soh pra mudar mesmo. Como a Luana fez, pra ficar diferente.
Aliàs, Luana, como vc fez/ vai fazer pra deixar o cabelo crescer natural de novo? Pq quando eu passei quimica foi o terror, além do fato de eu ter descoberto que meu cabelo é tao fino que suporta mal quimica. Eh por isso que eu nao pinto, morro de medo de ele cair :(
Mas se eu pudesse pintaria até de azul tb, haha!

Enfim, Simone, eu acho que esses sites pode te ajudar a cuidar melhor do cabelo. Pelo menos no meu caso, quanto mais eu descubro e cuido, mais eu amo meu cabelo. Me conta se der certo a técnica do no-poo :)

E Luana (gente esse comentàrio tà um zigue-zague né!!), eu tb passava raiva procurando salão aqui pra cortar o cabelo. Até que decidi cortar eu mesma... Sàbado passado eu cortei sozinha pela terceira vez. Fica tudo torto, mas os cachos disfarçam. Eh uma coisa muito pessoal, mas eu adorei cortar meu proprio cabelo, de verdade. Me senti "livre", hahaha, sério!!!

Beijos, meninas!!

marthacomth disse...

E last but not least: seu pai black power devia ser o màximo, Luana :)

Luana disse...

Entonces
Essa progressiva que eu fiz foi com a cabeleireira da minha mae. Ela passou uma quimica bem levinha.

Quanto mais voce lava, mais ela vai saindo e dai ele volta ao natural com o tempo. Eu gostei, porque ele vai enrolando aos poucos.

So a franja que eu tenho mantido lisa com a prancha - eu passo trocentos produtos pra proteger os fios - porque franja enrolada non ecziste, ne?

Meu cabelo tb eh super fino e odeia quimica, Uma vez fiz uma merda de um relaxamento... O nome eh perfeito, ele relaxa seu cabelo... risos... Ficou horrivel e meu cabelo se rebelou...

Pra tintura eu uso mascaras na verdade", tudo lavavel... Dai posso fazer mechas, "luzes", pintar de azul sem pintar na verdade...

Faco uma hidratacao caseira por semana e nao tenho coragem de cortar meu proprio cabelo, porq eu sou clinicamente cega, ne? Imagina!!!

Tem foto do meu pai black power no blog, eu acho... Do post de 3 de dezembro quando seria o aniversario dele...

Minha irma do meio tem cabelo black power tb... Ela eh maravilhosa!!! O meu nao da, nao eh tao black

Olivia disse...

Nuóssa, um novo mundo se abre!!! Hahahaha! Eu confesso que parei de ler quando vc falou do tipo de cacho (5x∞™), mas assim, outro dia caí numa discussao dessas com uma menina negra que alisa o cabelo. Ela tava discutindo aquele caso da estagiária em sp q denunciou a escola q trabalhava, lembra? Entao, ela teimava q nao achava racismo e q ela alisava o dela pq achava bonito e tal. O tom foi do tipo "e se eu, q sou negra, nao acho q é racismo, entao não é". Difícil, né. Parei de discutir, afinal de contas essas coisas via caralivro... aff, preguiça. Mas é isso aí, eu tb detesto essas dependências, só q como o meu cabelo é liso eu nao posso ser contra a progressiva. Aff.

marthacomth disse...

Nossa Olévia, cê jah teve a paciência de ler um post sobre cabelos cacheados, jah é muito :))

Sei que vc tava sendo irônica, mas soh pra frisar, eu acho que vc tem todo o direito de falar mal de progressiva sim - manda esse povo "eu sou negro entao eu posso falar mal/ fazer piada/ insultar negro" ir catar coquinho. Pq é a mesma logica que a "eu tenho cabelo ruim entao posso falar de quem tem cabelo ruim", sendo que a pessoa nao enxerga que jah esta sendo PRECONCEITUOSA ao usar o termo "cabelo ruim". Enxergar preconceito nao é privilégio de quem é "grupo alvo" de preconceito, digamos assim. Mas enfim, acho que me perdi totalmente na explicaçao mas vc entendeu o que eu quis dizer, né?! ;) :*

Cecilia disse...

Dominar os cachos é uma arte! Como dona de um sei bem o que é achar um produto que funcione. Já tentei de tudo e continuo tentando - rata de loja de cosméticos, esse é minha vida, minha história.

E ah sim, agora de volta ao Brasil, vou me forçar a escrever. Nem muito por exercício, mas por necessidade. Essas coisas de bom filho à casa torna dá nó na cachola. :P

Beijo!

Olivia disse...

entendi, sim! =)
sabe, eu acho que ainda precisamos uma grande discussão sobre preconceito, racismo, xenofobia, bonito, feio, opinião, liberdade de expressao... as pessoas tendem a confundir muito as coisas e se apóiam no direito a opinião pessoal e ao seu direito de expressá-la pra poder ser preconceituoso, sem perceber que ela tb é influenciada pelo mundo ao seu redor que é cheio de conceitos pré-estabelecidos. E assim, se há um consenso de q racismo é algo ruim, entao temos q saber o q é racismo e entender pra nao ser racista. Entao se eu tenho o mesmo conhecimento sobre racismo q outras pessoas nao racistas, eu nao poderia falar sobre o q pode ser racismo? Deu pra entender?

marthacomth disse...

Eu tb acho que deveria haver uma discussao mais ampla sobre tudo isso, principalmente sobre o "guarda-chuva" da ~opinião pessoal~. Tb tem coisas do tipo "mas nao é verdade que existe um privilégio em ser branco, pq mtos brancos fazem bronzeamento artificial". Eu jah escutei esse tipo de argumento! As pessoas nao entendem que existe uma diferença enorme entre um branco fazer bronzeamento artificial e um negro querer branquer a pele. Dà até desânimo pensar que tem gente que pensa que é a mesma coisa =/