terça-feira, 6 de março de 2012

In Bruges

Hoje acordei meio totalitària digo querendo procrastinar digo "inspirada" (hahaha) pra contar sobre a minha viagem suicida pra Bélgica. "Suicida" pq uma pessoa que diz que tem uma dissertaçao pra escrever e que quer ser levada a sério, se arrisca um pouco viajando por quatro dias nao é? Mas é que justamente por conta da dissertaçao eu nao vou viajar pela Europa de novo tao cedo, e tem tantos lugares que eu queria conhecer ainda (nao sei se isso é coisa de brasileiro morando nas oropa, mas como é tudo pequenininho e relativamente perto, dà meio que vontade de querer ver tudo.. ou sou soh eu?). Enfim, escolhemos (eu e namorado) ir pra Belgica (Bruxelas e Bruges), deixamos a filha gata em casa, e a gata filha do zelador vinha dar àgua/comida/limpar a caixa de areia pela modica quantia de 5€ por dia.

Eu adorei a Bélgica. Convenhamos que erigir tradiçoes em torno do combo "cerveja, chocolate e batata frita" é uma idéia genial pra um pais. Pena que nao seja um pais. Sério gente, aquilo nao é um pais, de passagem eu vi dois and counting. Além de suicida em termos acadêmicos, a viagem tb foi suicida em termos financeiros pq eu estava meio eu sou ryca e queria provar tudo, fôdas tô pagano. Paguei almoços e jantas e cervejas pro namorado, que tentou botar juizo na minha cabeça e jà prevê que vai ter que me emprestar dinheiro no fim do mês, mas okei, enchi o pandu de coisas otimas. Achei a carbonnade à la flamande excelente. Gostei do waterzooi, mas me lembra strogonoff (é soh comigo?). E os mexilhoes foram soh ok, e eu demorei horas pra achar um cujo preço fosse razoàvel. A gente ficou mais tempo em Bruges (soh um dia em Bruxelas, que acho que era mais barata) e achei os restaurantes bem caros, além de serem meio pegadinha do malandro (colocam um preço na porta, vc entra e OPS esse preço na verdade soh é valido para as terças-feiras de lua cheia, sabe como?). Mas ok, as cervejas compensavam o sofrimento, mesmo nao sendo taaao baratas assim, eram muito boas. Nunca fui na Alemanha nem na Inglaterra mas jà declarei amor eterno às belgas. Em Bruges tem um bar com mais de quatrocentas cervejas, o cardàpio de cervejas parece um livro, é uma coisa linda. Tirei foto mas meu pc deu pau, nao dà pra passar as fotos pra là. Um dia eu boto umas aqui.
Nota mental: nunca peça a um garçon belga pra provar uma cerveja alemã, ele vai ficar ofendido, vai fazer um discurso sobre como as cervejas belgas sao melhores, vai recusar seu pedido e vai trazer por conta propria uma cerveja BELGA pra vc. True story.

No mais, os belgas sao muito simpàticos, muito mesmo. Fiquei meio chocada de ver que alguns belgas de flandres nao falavam francês pq eu pensei "porra o pais é bilingue" e tal, mas na verdade soh uma vez eu falei francês e a caixa do supermercado me pediu pra falar inglês. Mesmo assim eu acho meio nada a ver, ainda mais com essa historia dos flamands acharem que carregam o pais nas costas e tal (blablabla sao paulo para os paulistas, jà vimos esse filme antes né). Entao acho que todo mundo devia falar as duas linguas uai. Por uma questao de principios, sem entrar no mérito da ryqueza de ser bilingue e bicultural. 

3 comentários:

Luana disse...

Tisc, tisc... Depois de tudo que eu te ensinei voce ainda nao entendeu? risos
Narnia Molhada do Sul nao eh um pais... Elfos do flanders falam um frances beeeeem razoavel, mas elfos walons nao falam UMA palavra em flemish... E ainda tem um povo ai que fala alemao, mas eu nunca vi, nem comi eu so ouco falar.... hahaha

Agora nao eh epoca de mosselen, por isso nao deviam estar bons. =(

Vamos ter que fazer outra experiencia, dessa vez em Antuerpia, que tal? =)

Cade foto?

S. W disse...

Martha eu ja fui a Belgica umas 4x (ta e aqui no quintal ne), mas Brugge eu fui no verao de 2009 (ai que velha), que inferno, meu deus que inferno! Sol de 35C, cidade bombando de lotada, nao tinha lugara pra comer (tudo lotado) eu com bolhas nos pes do mochilao, alem da mochila nas costas, tudo caro, eu com salario de au pair... boas lembracas de Brugge. Eu recomendo Antuerpia que e lindaaaaaaaaa tambem, Gent que foi paixao a primeira vista e Bruxelas eu so conheci final do ano passado. Achei toda alternativa, toda gracinha, so comer que eu nao tinha as manhas e achei meio caro.

Beijos

marthacomth disse...

Aaaaaahhhh hahahaha Luana hje vc tà que tà hahahahaha!!

Ai sabe quando a gente tem prova mas nao estuda direito antes?? Pois é, eu devia ter passado em revista o seu blog pra chegar em Nàrnia muito bem informada sobre os costumes dos nativos, mas nao estudei e por isso nao absorvi devidamente seus ensinamentos ;o) Mas quando chovia eu lembrava sempre de "Nàrnia molhada do sul", rs!!!
E agora que vc falou eu realmente lembro de ter lido no seu blog sobre os walons que nao falam flemish, mas por là eu nao vi pq eu fiquei pouco na wallonie né, dai soh presenciei os flammands que nao falam francês. de todo jeito eu acho bobagem, deviam aprender os dois uai!!!!

E olha, se eu conseguir terminar minha dissetaçao em tempo hàbil eu vou pra antuérpia simmmmm!!! mas me conhecendo eu nao me dou muitas esperanças, me falta um pouco de nerdisse (jah que vc é nerd vc podia publicar um manual pràtico no seu blog hein hein hein hein!! to precisando!! ou a gente jah nasce assim? rs!)

Simone, a gente até cogitou ir pra gent mas eu acho que ia ficar um programa muito de japonês sabe, três cidades em um dia.. e eu nao tava no clima de acordar cedao de mochila, jah fiz muito isso, mas tava mais afim de acordar 10h e ver de colé (ou seja: ESPIRITO VELHOTO que me domina nos ultimos tempos). Semana passada Bruges nao tava lotada nao, tinha gente e tal mas imagino que no verao deve bombar muito né!! De todo jeito eu adorei, Bruxelas tb mas foi pouquinho... enfim fica pr'uma proxima, e quem sabe dà pra fazer uma esticadinha até a Holanda, tao pertim!

Ah e ainda nao deu pra passar as fotos pro pc, o meu deu pau e o que eu tô usando é à manivela, ou seja.. vou tentar botar umas fotos depois!

Bjos meninas!