quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

May the force be with you



Nunca gostei de comentar isso em publico, mas eu nunca tinha assistido Stars Wars. Falo do verdadeiro Star Wars, episodios IV, V e VI, e não os três episodios saidos recentemente. Desses eu jà tinha visto os dois primeiros no cinema, e nem tinha achado tanta graça assim. Hellow, obvio, a saga não tem graça pros leigos que não assistiram os 3 episodios dos anos 70/80.. Mesmo sabendo quem era a Princesa Lea, Darth Vader, Luke, enfim, eu sabia tb que a uma parte da minha infância e adolescência faltavam os referenciais simbolicos essenciais.. E agora eles fazem sentido pra mim. Ok, parece exagero, mas agora eu entendo a genialidade de Stars Wars. Porquê os 3 episodios recentes sao apenas filmes de ficçao saidos na era da tecnologia, enquanto os outros sao "visionarios", sao filmes de ficçao numa época em que nem a tecnologia ainda engatinhava, e isso conseguiu me encantar - mesmo que os "efeitos especiais" me fizessem sorrir. Agora o fato de os três ultimos episodios terem saido bem antes dos três primeiros faz todo sentido - estratégia genial do George Lucas -, e eh obvio que depois de ver a saga antiga eu estou louca pra rever a saga recente (ok, menos "a ameaça fantasma", porque nao serve pra nada). E de certa forma me sinto com sorte de nao ter visto o episodio 3 antes da hora. Eu sabia "quem" era o Darth Vader, sabia que ele era o pai do Luke, etc, mas sem conhecer a trajetoria dos episodios 4, 5 e 6 (e principalmente esse ultimo e seu desfecho), conhecer antecipadamente a maneira como o Anakin foi para o lado negro da força nao teria a menos graça. E gente, to pirando aqui pra fazer o download rapido e assitir logo, porque agora eu afirmo que Stars Wars é a coisa mais legal que existe. Mesmo que a historia de fundo seja aguinha-com-açucar, os episodios antigos sao foda. Tão foda que dão todo sentido aos episodios novos, que sem os antigos seriam apenas filmes medianos. Tão foda que, mesmo sabendo que o Darth Vader era pai do Luke, eu me surpreendi na "hora" da revelaçao. Enfim, enfim. Vem ne mim, episodio 3!

Ouvindo Sophie Hunger - "The Tourist"

Um comentário: