domingo, 28 de fevereiro de 2010

rap me

Eu sempre me concebi como uma pessoa que nao gosta de rap. Essa auto-imagem surgiu na primeira vez em que eu vi um clip do racionais mc's na mtv (e era "diàrio de um detento"), e que eu achei chata, monotona, enfim, nao tocou meu coraçao. Nunca fui uma pessoa que conhecesse o terreno do rap, mas por isso mesmo, eu nao gostava. Dai um dia conheci uma banda italiana de rap que se chama 99 Posse, e achei bem bacana. Dai eu repetia que nao gostava de rap, mas que gostava na musicalidade deles, e deles especificamente. Quando eu escutei rap em francês, eu curti, e pensei que finalmente o francês soava bem em um estilo originalmente americano (digam o que disserem, eu acho que alguns tipos de rock soh ficam bem em inglês). Escutei rap em outras linguas, e quando eu gostava eu sempre me dizia que era pq essa lingua tinha uma boa musicalidade para o rap, e olha que eu nem gosto de rap. Mas ai eu me toquei de que, na verdade, eu gosto de rap. Talvez eu nao goste de certas musicas especificas (e foi o caso de "diario de um detento"), mas pensando bem eu sempre curti Planet Hemp e Eminem - eu nunca fui fã, como estou longe de ser realmente fã de rap, mas eu gostava como expressao musical. E, bem, eu decidi assumir que eu gosto de rap - desde que eles saibam se expressar de uma forma que nao vire "esquerda burra", ou desde que eles nao sejam pretenciosos demais musicalmente, e desde que eles tenham um bom ritmo. Mas sim, eu acho que gosto de rap.
E dessa vez eu nao vou citar o que estou escutando.. eu vou mostrar. Voilà, a banda que me fez sair do armàrio :D
(eu acho a letra dessa musica otima, por sinal..)


3 comentários:

*Mr. Tambourine* disse...

Se queres conhecer rap brasileiro sugiro Sabotage, RZO e Face da Morte. Sério. O maior movimento de rap do mundo é o brasileiro. O rap aqui é da maior qualidade, sendo referências para qualquer país.

E Racionais é muito bom. Foda é que de uma realidade muito mais distante da nossa.

Beijos, súdita!

Olivia disse...

Ou, talvez eu tenha uma idéia muito restrita do que é rap, porque se eu escutasse essa música aí não diria de cara que é rap - tá uma coisa mais pop, mais facil de ser digerida pra mim. De modo geral eu digo que sou uma pessoa q nao gosta de rap, com uma única exceção: Gabriel o Pensador. Ele nem sempre tem letras assim "oh! que visão da sociedade!" (aliás, a gente relaciona muito o rap com protesto social, né? Sei q tem sentido e q começou assim, mas não significa q TUDO q é rap deva ser só isso), mas eu acho q ele tem uma sacadinhas legais e engraçadas.

Aliás, aproveitando q vc é entendida de rap: qual é a diferença entre rap e hip hop? juro q não sei.

*Mr. Tambourine* disse...

Impressionante!
Segunda vez que venho aqui e estou escutando Sabotage.
hahahhahahahaha

Já baixou Sabotage, súdita?

Beijos