terça-feira, 20 de dezembro de 2011

de prefeituras e ideologias


No ultimo capitulo, Soraya tentava impedir nossa pobre Maria do Bairro de conseguir renovar sua atestaçao de residência, tendo chegado ao extremo de tentar rouba-la descaradamente!

**

Entao, meu novo encontro com o purgatorio, digo, com a prefeitura de policia era hoje. Correu tudo super bem, apesar do meu desespero de ontem. Fiquei correndo atràs de documentos que eu nao tinha ainda, seja por distraçao, seja por ser da roça. Porque eu sou muito da roça. Soraya tinha escrito que eu precisava de uma atestaçao de presença na universidade, e como esse ano eu tenho SOH a dissertaçao (pros franceses eu sou "repetente", sério) eu tive que pedir ao meu professor almofadinha uma declaraçao escrita. Pedi isso na nossa ultima reuniao, ele perguntou "mas vc precisa disso PRA AGORA?" e eu "nao, pra agora nao". Isso foi quinta passada gente, soh depois me dei conta do quanto eu tinha sido da roça. E nao, eu nao me dei conta no dia seguinte, sexta, pq eu vi o prof de novo numa palestra. Me passou pela cabeça mencionar que eu precisava do treco pra essa semana, mas eu fiquei com VERGONHA pq tinha muita gente em torno dele. Da roça. Soh fui desconfiar que talvez eu tivesse interpretado mal a pergunta dele - "vc precisa disso PRA AGORA?" - là pelo sàbado à noite, quando eu percebi que talvez ele nao fosse advinhar que "pra agora nao" queria dizer "pra esse fim-de-semana, por favor". Dai mandei um email pra ele no domingo, cheio de mea-culpa. Ele me mandou a declaraçao na segunda, mas nao pôde assinar. Sabe o que eu adoro em professor de filosofia? O fato de eles nao terem nenhuma noçao do mundo real. Meu professor diz que ele nao podia assinar, mas que qualquer coisa eu poderia dizer às autoridades (sic) que eles poderiam ligar pra ele. E me deu o celular dele. Gente, é muito amor. Chega a ser tocante alguém tao inocente assim.
Mas enfim, como eu sou from the block (ha ha!) eu liguei pra uma doutoranda que me co-orienta e ela arrumou alguém pra me mandar a assinatura do professor por scanner. Dai eu fiz uma bricolagem dos documentos e, com uma boa impressora em cores, ficou como um original.

Voltando ao assunto, Soraya tinha me pedido essa atestaçao de presença + certificado de inscriçao + um documento dizendo a minha carga horaria, disciplinas, etc. O normal sempre foi SOH o certificado de inscriçao, mas enfim, como constava que eu tinha que apresentar os outros, eu fiquei com medo de eles implicarem. Mas advinha quantos documentos me pediram hoje... Soh o certificado. Ou seja, a feladaputa da mulher me pediu documentosss A MAIS soh pra atazanar minha vida.
A mesma coisa pra atestaçao de recursos, na lista que ela tinha dado constava que eu precisava apresentar o meu contrato E a "prise en charge" do meu namorado. O que complicava a vida por causa da historia de que ele nao me dà dinheiro e tal, mas nesse caso eu sabia que era abusivo me pedirem duas coisas pq o meu contrato bastava pra atestar que eu nao ia aumentar o numero de mendigos na rua. Mas a gente (quer dizer, meu namorado) refez a atestaçao de prise en charge mesmo assim, pq nunca se sabe. E pà, nem pediram.

Beleza, nao to reclamando, até pq a atendente de hoje, que graças aos céus nao era Soraya, fez o trabalho dela. Ela nao foi exatamente simpàtica, mas dava pra ver que ela tinha outras prioridades em mente e que nao envolviam ter que latir pra estrangeiro. O que me deixa p*** nao é nem apenas a constataçao de que a burocracia é uma total arbitrariedade, e que vc depende da pessoa ir com a sua cara ou nao.
O que me deixa p*** mesmo é essa ideologia francesa da neutralidade. Eles realmente acreditam em coisas do tipo "os valores da republica francesa, laica e neutra", e isso é meu c* em chamas. Ok, claro que nao todos, mas hà uma certa adesão geral.

Eh, eu sei que no Brasil nao é melhor, a gente sabe que precisa sorrir e de preferência levar biscoitos pros atendentes. Todo mundo aceita isso tacitamente, e é foda. Mas pelo menos nao existe essa martelaçao na cabeça, "somos neutros, somos laicos". Meu koo.

2 comentários:

Luana disse...

Aqui na Belgica eh a mesma coisa... Se voce pega um nego filho da mae tem q levar ate atestado da cor da calcinha da mulher do seu orientador... Senao pega uma moca gente boa que recebe tudo ate por e-mail.

Eu peguei o FDP no começo... que me atendia mal, depois conheci a lindinha que eh super gente boa e sempre me atende prontamente.. Eu ligo antes, vejo quando ela estara la e vou...

Minha vida melhorou tanto depois disso!

ainda bem que no seu caso deu TUDO certo!

Anônimo disse...

Engraçado, mas assim, nunca tive problemas burocráticos cabeludos na Alemanha. Eles têm uma lista de documentos q vc precisa apresentar e é aquilo ali, sabe? Nem mais nem menos. Nesse aspecto eu confio neles. Funcionário público é chato? É. Eles são rudes. Mas nunca dificultam sua vida se não tá no guia deles de "como ser funcionário público". O foda é q eles seguem as instruções religiosamente, então às vezes existe uma maneira infinitamente mais fácil de fazer algo, mas se não tá no guia, nada feito.

PS: adoro os apelidos q vc fica colocando no povo. Soraya, Rei David, boymagia...