domingo, 12 de fevereiro de 2012

the danger of a single story


Vi esse video a muito tempo atràs, graças à Olévia. Tô revendo de novo pq acho que essa idéia de "single story" dà muito pano pra manga e eu queria tentar usa-la na minha dissertaçao (nem que fosse bem de leve), mas nao sei se vai rolar - nao dà pra simplesmente "xuxar o trem" là na meio, eu teria que elaborar isso muito bem e nao sei se vou ter tempo pra isso. Mas enfim né! Se eu pudesse dar um conselho, seria use o filtro solar assista esse video. Sério!



4 comentários:

Luana disse...

Ja vi esse video e eh excelente!!! E essa mulher eh linda, ne? que pele!

Olivia disse...

Nossa, eu amo esse vídeo, essa fala... Eu sempre uso isso da "single story", tava pensando justamente sobre isso hoje. Serve pra tanta coisa! Porque entra também a definição de uma pessoa/cultura/nacionalidade em cima de uma única característica, como se aquilo definisse tudo. Lembro da gente discutindo isso num debate com estudantes do ensino fundamental e médio numa exibiçao de filme e a dscussao era sobre homossexualidade. Como se isso definisse todo o comportamento (essa conversa de "todo gay..."). E pensei tb nisso qdo vi um vídeo soltado pelo Gogol Bordello, mas na verdade só tem o Eugene, o projeto nao é da banda. Mas era sobre globalizaçao e ele falando como nao sabe mais onde está mtas vezes qdo esta viajando, pq tudo parece tao igual, todos os lugares têm shopping, determinada rede de fast food, jeito de vestir... Fiquei pensando que a gente recebe tudo o que é produzido nos eua e a gente incorpora aquilo, mas tudo o q sabem da gente é o q está em "cidade de deus". Enfim, eu acho que a partir dessa fala dessa mulher dá pra pensar tanta coisa! E eu sempre indico esse vídeo, ele é sensacional demais! Quem me passou foi, claro, sr. Luiz Arnaut. =)

marthacomth disse...

Eu tb acho que dà pra pensar coisa demais, Olévia, inclusive é por isso que eu queria usar na dissertaçao - SE eu conseguir eu te explico depois! Mas eu nao to com tempo/ inspiraçao por agora, nem pra fazer sintese de coisas obvias, imagina pra elaborar essa a idéia de "single story", que é aparentemente simples mas na verdade muito complexa - aliàs acho que a beleza da fala dela é exatamente isso, ela consegue dizer de uma forma muito clara situaçoes que a gente sente/percebe/intui mas nunca conseguia expressar de forma inteligivel. Ela conseguiu. Queria ler algo dela depois, vc jah leu?

E tb acho ela linda, Luana :)

Olivia disse...

Ou, não li. Agora que vc falou, shame on me, mas eu nunca tinha nem pensado em procurar algo dela pra ler.

E depois quero saber mesmo, na verdade quero saber da sua dissertaçao, q vc disse q começou uma coisa e depois ia mudar. Me contaa!