segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

sifudê

Sàbado o ministro do interior francês disse que "as civilizaçoes nao se igualam" (ou algo do tipo, no sentido de que hà civilizaçoes superiores a outras).
Esse mesmo senhor jà disse que tinha que se fazer uma revisão do codigo penal pq os dados evidenciavam que os estrangeiros - e descendentes - cometem mais crimes que os franceses.
Esse cara é o mesmo que tà tocando o terror entre os estudantes estrangeiros, aumentando a renda minima a ser declarada pra conseguir um visto e impedindo que eles consigam visto de trabalho depois dos estudos. Eh a "fuga de cérebros", soh que ao contràrio: o Estado francês paga a formaçao dessas pessoas, e na hora em que elas poderiam retornar isso sob a forma de impostos, eles sao mandados embora.
Entre seus outros ministros, o Sarkozy também tem um outro senhor simpàtico sendo processado por racismo. Isso vindo de um presidente cuja incompetência é sem precedentes. De verdade, nem é pq eu tô muito puta, mas ele nao apenas é incompetente como ignorou solenemente todas as MUITAS manifestaçoes contra a reforma da previdência e passou o projeto por cima de todo mundo - dando, em outras palavras, uma banana pro povo.
Esse presidente tem chances de ser reeleito.
Pra aumentar essas chances, ele flerta - e a frase do ministro sobre as civilizaçoes é com certeza uma aproximaçao - com o eleitorado da extrema-direita, cuja candidata participou recentemente e um baile neonazista em Viena.
Neonazista.
Neo, nazista.
Essa candidata tem 20% de votos nas pesquisas, e 30% dos franceses declaram que poderia votar nela. Hà um tempo atràs, quando o pai dela era candidato, as estatisticas desse partido nao podiam ser levadas muito a sério pq os votos eram sub-declarados pq as pessoas costumam ter vergonha de declarar votar nele. Com ela no comando, existe uma tentativa de amenizar a imagem do partido, embora o fundo seja o mesmo - um racismo crasso.

Entao assim, eu vivo num pais onde quase 50% das pessoas votariam por esse tipo de coisa. Pq nao é mais de direita x esquerda que se trata, mas de considerar que o fato de a França ter fudido meio mundo no passado e jogado merda no ventilador em quatro continentes é soh um detalhe historico, e a culpa nao é deles - eles nao tem nada a ver com isso, soh querem proteger o pais deles desses estrangeiros bàrbaros que vem pilhar o Estado. Pq, como diria o Le Pen, ele nao tem nada contra os àrabes - ele soh nao gosta dos àrabes na França.

Eu nao conheço esse eleitorado de direita - eu estou meio que cercada por pessoas de esquerda, da minha faculdade ao trabalho (no lycée onde eu trabalho 90% dos alunos sao imigrantes ou descendentes) e no circulo social. Mas é assustador pensar que pelo menos um quarto dos franceses concorda com isso - sim, eu disse 1/4, e nao, nao é burrice matemàtica, é que 50% dos votantes nao é equivalente a 1/2 da populaçao quando o voto nao é obrigatorio e a taxa de abstençao aqui é super alta. Alguns se abstêm por protesto, outros por conivência, mas pelo menos 1/4 tà ali marcando presença pra dizer que nao ligam pra um discurso nazista jà que a França deve ser dos franceses. Me dà uma sensaçao de insegurança que nenhuma graminha-verde-e-velhinhos-tomando-cerveja-sem-alcool do mundo pode compensar.

5 comentários:

Olivia disse...

Nossa, ou. Tá tenso por aí, hein. Fiquei pensando sobre isso outro dia, quando um colega colocou no facebook que era estranho isso de na europa estarem se voltando para uma política conservadora enquanto a américa latina ia pra uma direçao social democrática (no sentido mais alemão, sabe, nao psdb). Enquanto aqui estamos elegendo governos de preocupaçao social, aí o povo está justamente cortando no que pode (e nao pode).
mas saindo disso, é a mesma coisa de sempre: os países desenvolvidos fazendo aquilo q interessa pra eles e depois condenando qdo ja tiraram proveito suficiente. quero dizer, todos os estrangeiros entraram no país por algum motivo, tipo, eles foram úteis, né? mas aí qdo as coisas começam a desandar tem q culpar alguem, e aí os estrangeiros sao os primeiros da lista. o pior é q a europa nao percebe como ela mesma pode ser é racista e xenófoba, é impressionante. Aliás, acho q o preconceito é social. Porque ng acha ruim um norueguês, um sueco, um canadense migrante, mas vai ser árabe, africano, latino americano, indígena... Aí muda de figura. E é impressionante como eles acham que têm o direito de circular por todo o mundo, estudando, trabalhando ou o diabo, mas só os selecionados podem entrar em seus países.
nossa, me perdi imensamente, mas é q esse é um assunto q rende demais e é tanta coisa q eu nem sei como organizar idéias.

marthacomth disse...

Oi Olévia, eu acho que nao é exatamente um preconceito soh social. Nao é soh pq eles sao pobres. Acho que tb entra uma essencializaçao cultural, tipo musulmanos = inadaptàveis, musulmanas = submissas, enfim, preconceitos que tratam uma cultura como se ela fosse algo imutàvel, unico, homogêneo, etc. Isso é uma forma de "racismo sem raças", ao invés de falar da essência biologica vc fala de uma essência cultural pra hierarquizar as relaçoes.

E sim, europeus nao tem noçao do quanto eles sao privilegiados. Eles acham que podem ir pra onde quiserem, fazer o que quiserem, pq sao ~especiais~. Sério, eu acho cada vez mais que eles nao conseguem enxergar isso, o que é absolutamente exasperante.

E sim, a coisa aqui tà tensa. As vezes eu quero peidar na cabeça desses franceses.

Luana disse...

Martha, nesses dias que passei em Les Menuires eu assisti um pouco de TV a noite, todas aquelas discussoes sobre os novos candidatos e coisa e tal. Nao da pra acreitar que pessoas como o Le Pen ainda existam no mundo e pior, que eles tenham voz!
Depois das eleicoes na Espanha eu nao duvido que a Franca seja a bola da vez. Ja vimos esse filme antes, sera que as pessoas nao aprendem?
Eu, como física e racional sou a opinião de que certas opiniões não deveriam ter o direito de existirem.

Liberdade de opinião o cacete! Alguém que simpatiza com o nazismo não merece ter sua opinião ouvida.

"nenhuma graminha-verde-e-velhinhos-tomando-cerveja-sem-alcool do mundo pode compensar." - hahahahahahahahaha

Eu sinto a mesma insegurança... O mesmo medo que de em breve eu tenha que usar um bracelete com alguma cor, saca?

Luana disse...

Ahhhh.... E toda vez que algum belga vem com aquele papinho de que olha como somos civilizados eu adoro lembra-los que lugares como o congo são a merda que sao hoje por causa da maravilhosa colonização deles.

marthacomth disse...

Nao soh por causa da maravilhosa civilizaçao, mas pq a Europa CONTINUA controlando a economia e tocando o terror politico por là né (e no resto da Africa, e no Oriente). Eh uma forma de fazer os europeus que nao tem acesso a informaçao, ou seja a maioria das pessoas, pensarem "Vejam soh, sem a gente eles NAO CONSEGUEM se livrar da barbàrie"...

Eu tb às vezes tenho umas tendências totalitàrias e acho que gente que pensa assim devia ser banido de alguma forma - o problema é que nao tem como banir sem ser, precisamente, totalitàrio. Afff!