quinta-feira, 15 de março de 2012

minha host mother francesa na tv!!

Jà contei aqui que fui au pair quando cheguei na França e tal. A minha host mother de Compiègne criou recentemente uma pequena empresa voltada pra alimentaçao (na verdade prum "fair trade" social, ligado ao consumo local e à produçao de alimentos nao modificados geneticamente - alimentos "bio", como eles dizem por aqui). A empresa dela faz entrega de cardàpios, pequenos cursos de culinària, e vende alimentos de uma rede de produtores "local" e "bio". Parece que a coisa tà dando super certo e ontem ela foi convidada num jornal regional pra falar um pouco sobre a empresa dela e tal.

(update: sim, eu ainda mantenho muito contato com eles... na verdade o contato é bem melhor do que na época em que eu era au pair, mas como eu jà disse, mesmo nessa época eles jà eram bacanas..)

Tà em francês, mas pra quem tiver curiosidade/ quiser treinar o french, ela aparece a partir do minuto 21'. Tà aqui o link:

http://www.pluzz.fr/jt-19-20-picardie-2012-03-14-18h59.html

quarta-feira, 14 de março de 2012

a vida sem ralo, ou cenas da vida doméstica

Eu nao sei como é no resto da Europa, mas aqui na França o piso do banheiro nao tem ralo. O chuveiro tem, mas a maioria esmagadora dos chuveiros fica em uma banheira. Eu soh queria saber quem, QUEM teve o pensamento JENIAL que piso de banheiro nao precisa de ralo. E pq eu tô poota? Pq o banheiro acumula àgua e umidade, é uma b*sta. Pq pra limpar chao do banheiro direito tem que LAVAR né, e #comofas SEM RALO? Tento enxugar o excesso com pano de chao e tal, mas meu apê é pequeno e espaço pra secar o tal pano de chao non ecsiste. Enfim. Meu banheiro é umido²²² e sério, eu nao vou ficar passando pano todo dia. Pra piorar, aqui na Fr tem muito inseto de umidade, uma praga contra a qual eu jà declarei guerra vàrias vezes mas nao consigo eliminar. Odeio esses insetos, tipo MUITO. Nao que seja a praga do egito se proliferando no meu banheiro, mas é que de vez em quando encontro alguns e odeio pq eles tem aspecto nojento. Claro que nada é pior do que barata e eu me lembro sempre de agradecer pq aqui nao tem, e eu jà li sobre esse bicho na net e parece que ele nao é nocivo, soh feio mesmo. E tcharam, pode ficar até um ano sem comida mas nao vive sem àgua. E dai o que acontece? A famosa e antiquissima maldade inata do ser inanimado e meu banheiro resolver VAZAR àgua sei là de onde. Jà veio um cara aqui ver de colé mas o vazamento voltou. Assim, nao apenas meu banheiro nao tem ralo mas ele tb conspira contra mim.

Outro dia eu cheguei em casa e encontrei uma pequena inundaçao. Eu olhei e pensei CEJURA, botei uns panos de chao e fui estudar pq cejura que eu vou limpar chao com uma dissertaçao pra ontem. Mas Martha, pq vc està procrastinando no blog? Nao mude de assunto.

A questao tb é que eu nao gosto da idéia de fazer mais esforços domésticos que meu namorado. E nao gosto que ele faça mais do que eu tb, queria uma coisa minimamente equilibrada. Mas claro que acabo fazendo, pq ele NAO REPARA em certas sujeiras que soh eu sei que estao là. Nao quero fazer desse post uma ladainha sobre a vida doméstica, mas soh um exemplo de ontem: como meu namorado tà indo hoje fazer sucesso no Japão pro Japão e vai ficar duas semanas fora, ontem ele cismou que queria fazer uma arrumaçao antes de sair pr'eu nao ter trabalho demais e etc. Eu falei que nao tava a fim de fazer arrumaçao essa semana por motivos de dissertaçao, mas que tava de boa fazer o resto da arrumaçao quando eu tivesse tempo se ele pelo menos desse um jeito naquele chão do banheiro que tà nojento. Tb tem o fato de que eu tava com medo de levantar os panos de chao e achar um monte de insetos (eu tenho uma certa fobia de insetos, eu acho). Ele foi là heroicamente e passou um tempao, tadinho. Mas eu vou là olhar. Pra quê né, soh pra fazer cara feia. Como a pessoa nao enxerga que tem que limpar os CANTOS, gente? Bom, ele viu a cara feia, nao gostou muito da reclamaçao, mas terminou o serviço. Eu olhei de novo e elogiei pelo bem da vida doméstica mas tipo NOT. Ok, ta "limpo". Mas eu acho que esses Europeus nao tem a NOSSA concepçao de limpeza. Digo isso pq jah presenciei outros casos parecidos, eles gostam de limpar o que tà mais na cara, bem pra inglês ver, mas embaixo, nos cantos, eles nao tao nem ai. Na familia onde eu fui au pair era assim, na sorveteria onde eu jà trabalhei era assim. Porquinhos.

sábado, 10 de março de 2012

timbersport

Existe um Homer Simpson que habita em mim, eu tenho certeza. E é por isso que eu nao consigo emagrecer (acho que esse é o assunto do momento com a chegada da primavera, solzao praia da barra e tal). Porque assim, eu GOSTO MUITO de tomar cerveja e comer chips enquanto assisto futebol/ rugby na tv junto com o namorado. E sou eu que fico triste quando nao tem cerveja. E é meu namorado que me faz salada na janta e me "obriga" a comer. Soh pra vocês terem um quadro geral da coisa.


Dai ontem, enquanto a gente jantava steak com fritas (pra acompanhar devidamente a cerveja que a gente trouxe da Bélgica), começamos a procurar coisas toscas na tv. E nos deparamos com o timbersport. Eu nao sei qual o nome disso em português, mas alguém POR FAVOR se souber, me conta. Eh o melhor esporte de lenhador da face da terra. Aliàs o nome em francês é "bucheronnage de compétition", que literalmente -e mal traduzido- quer dizer "lenhagem de competiçao". Achamos esse video no youtube que dà uma boa idéia do que é - reparem BEM na cara dos competidores e me digam se tem como NAO AMAR:



Tà tudo em alemão e obviamente eu nao entendi patavina, mas botar homens robustos e bigodudos (amoooo bigode!!!!) pra socar o machado num tronco de àrvore e chamar isso de esporte pra mim é SENSACIONAL. Obviamente eu amei pq é um esporte que combina muito bem com o Homer way of life, com cerveja e comidas toscas.

Homer fascinado com timbersport

(post muito mais mal escrito que o normal, eu sei, é que eu tenho tentado diminuir meu tempo de procrastinaçao mas precisava compartilhar isso com o MUNDO!)

terça-feira, 6 de março de 2012

In Bruges

Hoje acordei meio totalitària digo querendo procrastinar digo "inspirada" (hahaha) pra contar sobre a minha viagem suicida pra Bélgica. "Suicida" pq uma pessoa que diz que tem uma dissertaçao pra escrever e que quer ser levada a sério, se arrisca um pouco viajando por quatro dias nao é? Mas é que justamente por conta da dissertaçao eu nao vou viajar pela Europa de novo tao cedo, e tem tantos lugares que eu queria conhecer ainda (nao sei se isso é coisa de brasileiro morando nas oropa, mas como é tudo pequenininho e relativamente perto, dà meio que vontade de querer ver tudo.. ou sou soh eu?). Enfim, escolhemos (eu e namorado) ir pra Belgica (Bruxelas e Bruges), deixamos a filha gata em casa, e a gata filha do zelador vinha dar àgua/comida/limpar a caixa de areia pela modica quantia de 5€ por dia.

Eu adorei a Bélgica. Convenhamos que erigir tradiçoes em torno do combo "cerveja, chocolate e batata frita" é uma idéia genial pra um pais. Pena que nao seja um pais. Sério gente, aquilo nao é um pais, de passagem eu vi dois and counting. Além de suicida em termos acadêmicos, a viagem tb foi suicida em termos financeiros pq eu estava meio eu sou ryca e queria provar tudo, fôdas tô pagano. Paguei almoços e jantas e cervejas pro namorado, que tentou botar juizo na minha cabeça e jà prevê que vai ter que me emprestar dinheiro no fim do mês, mas okei, enchi o pandu de coisas otimas. Achei a carbonnade à la flamande excelente. Gostei do waterzooi, mas me lembra strogonoff (é soh comigo?). E os mexilhoes foram soh ok, e eu demorei horas pra achar um cujo preço fosse razoàvel. A gente ficou mais tempo em Bruges (soh um dia em Bruxelas, que acho que era mais barata) e achei os restaurantes bem caros, além de serem meio pegadinha do malandro (colocam um preço na porta, vc entra e OPS esse preço na verdade soh é valido para as terças-feiras de lua cheia, sabe como?). Mas ok, as cervejas compensavam o sofrimento, mesmo nao sendo taaao baratas assim, eram muito boas. Nunca fui na Alemanha nem na Inglaterra mas jà declarei amor eterno às belgas. Em Bruges tem um bar com mais de quatrocentas cervejas, o cardàpio de cervejas parece um livro, é uma coisa linda. Tirei foto mas meu pc deu pau, nao dà pra passar as fotos pra là. Um dia eu boto umas aqui.
Nota mental: nunca peça a um garçon belga pra provar uma cerveja alemã, ele vai ficar ofendido, vai fazer um discurso sobre como as cervejas belgas sao melhores, vai recusar seu pedido e vai trazer por conta propria uma cerveja BELGA pra vc. True story.

No mais, os belgas sao muito simpàticos, muito mesmo. Fiquei meio chocada de ver que alguns belgas de flandres nao falavam francês pq eu pensei "porra o pais é bilingue" e tal, mas na verdade soh uma vez eu falei francês e a caixa do supermercado me pediu pra falar inglês. Mesmo assim eu acho meio nada a ver, ainda mais com essa historia dos flamands acharem que carregam o pais nas costas e tal (blablabla sao paulo para os paulistas, jà vimos esse filme antes né). Entao acho que todo mundo devia falar as duas linguas uai. Por uma questao de principios, sem entrar no mérito da ryqueza de ser bilingue e bicultural.