quarta-feira, 14 de março de 2012

a vida sem ralo, ou cenas da vida doméstica

Eu nao sei como é no resto da Europa, mas aqui na França o piso do banheiro nao tem ralo. O chuveiro tem, mas a maioria esmagadora dos chuveiros fica em uma banheira. Eu soh queria saber quem, QUEM teve o pensamento JENIAL que piso de banheiro nao precisa de ralo. E pq eu tô poota? Pq o banheiro acumula àgua e umidade, é uma b*sta. Pq pra limpar chao do banheiro direito tem que LAVAR né, e #comofas SEM RALO? Tento enxugar o excesso com pano de chao e tal, mas meu apê é pequeno e espaço pra secar o tal pano de chao non ecsiste. Enfim. Meu banheiro é umido²²² e sério, eu nao vou ficar passando pano todo dia. Pra piorar, aqui na Fr tem muito inseto de umidade, uma praga contra a qual eu jà declarei guerra vàrias vezes mas nao consigo eliminar. Odeio esses insetos, tipo MUITO. Nao que seja a praga do egito se proliferando no meu banheiro, mas é que de vez em quando encontro alguns e odeio pq eles tem aspecto nojento. Claro que nada é pior do que barata e eu me lembro sempre de agradecer pq aqui nao tem, e eu jà li sobre esse bicho na net e parece que ele nao é nocivo, soh feio mesmo. E tcharam, pode ficar até um ano sem comida mas nao vive sem àgua. E dai o que acontece? A famosa e antiquissima maldade inata do ser inanimado e meu banheiro resolver VAZAR àgua sei là de onde. Jà veio um cara aqui ver de colé mas o vazamento voltou. Assim, nao apenas meu banheiro nao tem ralo mas ele tb conspira contra mim.

Outro dia eu cheguei em casa e encontrei uma pequena inundaçao. Eu olhei e pensei CEJURA, botei uns panos de chao e fui estudar pq cejura que eu vou limpar chao com uma dissertaçao pra ontem. Mas Martha, pq vc està procrastinando no blog? Nao mude de assunto.

A questao tb é que eu nao gosto da idéia de fazer mais esforços domésticos que meu namorado. E nao gosto que ele faça mais do que eu tb, queria uma coisa minimamente equilibrada. Mas claro que acabo fazendo, pq ele NAO REPARA em certas sujeiras que soh eu sei que estao là. Nao quero fazer desse post uma ladainha sobre a vida doméstica, mas soh um exemplo de ontem: como meu namorado tà indo hoje fazer sucesso no Japão pro Japão e vai ficar duas semanas fora, ontem ele cismou que queria fazer uma arrumaçao antes de sair pr'eu nao ter trabalho demais e etc. Eu falei que nao tava a fim de fazer arrumaçao essa semana por motivos de dissertaçao, mas que tava de boa fazer o resto da arrumaçao quando eu tivesse tempo se ele pelo menos desse um jeito naquele chão do banheiro que tà nojento. Tb tem o fato de que eu tava com medo de levantar os panos de chao e achar um monte de insetos (eu tenho uma certa fobia de insetos, eu acho). Ele foi là heroicamente e passou um tempao, tadinho. Mas eu vou là olhar. Pra quê né, soh pra fazer cara feia. Como a pessoa nao enxerga que tem que limpar os CANTOS, gente? Bom, ele viu a cara feia, nao gostou muito da reclamaçao, mas terminou o serviço. Eu olhei de novo e elogiei pelo bem da vida doméstica mas tipo NOT. Ok, ta "limpo". Mas eu acho que esses Europeus nao tem a NOSSA concepçao de limpeza. Digo isso pq jah presenciei outros casos parecidos, eles gostam de limpar o que tà mais na cara, bem pra inglês ver, mas embaixo, nos cantos, eles nao tao nem ai. Na familia onde eu fui au pair era assim, na sorveteria onde eu jà trabalhei era assim. Porquinhos.

5 comentários:

Luana disse...

arghhhh!!! Meu banheiro tb nao tem ralo... como limpar? como limpar? Eu passo pano tambem, nao tem jeito!

Felizmente nao tem insetos no meu banheiro... Tem umas aranhas - que nao sao insetos, ne? - mas delas eu gosto, porque elas comem insetos... Sou super adepta dessa troca... a aranha vive la, no cantinho e come os insetos eventuais...

Sim, zoropeus são porquinhos... E eu tenho que entoar um mantra quando preciso usar o banheiro alheio, ou comer na casa de alguém.. porque certeza que as loucas foram limpas com um passar de espanador! haha

Olha, Japao! Voce pede lembrancinhas? Eu sempre peco.. hahaha

S. W disse...

O meu banheiro nao tem ralo. Agora imagina a agonia quando eu mando uns bons baldes de agua a e lavo com sabao em po como mamae ensinou e tenho que secar tudo torcendo paninho? A minha sorte eh que eu tenho um bom boxe, nao vaza agua do lado de fora e fica tudo sequinho, mas tem que limpar ne?

Eu nao gosto de limpar banheiro, entao deixo pro meu marido que tem um talento na limpeza de banheiro... olha eu nao faria melhor. Ja na cozinha... eu acho que deve ter algum segredo, coisa assim, nao eh possivel mas ele nao enxerga sujeira na cozinha... entao ta feita a divisao.

beijos

Gisa Simpson disse...

ahhhhh se tem uma coisa que odio na europa sao os banheiros. Eles nao tem ralos e quando a ducha nao fica na banheira, fica em uma especie de caixinha pequenininha que sò Deus pra ter misericordia. E quanto a sujeira dos europeus o que mais me irrita è a sujeira dos restaurantes. Tipo, aqui em Venezia tem uns restaurantes super luxuosos, que custam os olhos da cara. Mas aì voce entra dentro e, alem do fedor de coisa velha (porque europeu cisma que manter coisa velha è preservar historia) tem aqueles vidros todos embaçados de gordura, suor humano e sabe là que coisa mais.
Os caras cobram 100 euros por um pedacinho de peixe e nao pagam uma faxineira pra limpar direito.
Oddio!!

Olivia disse...

HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHAH!!!!!!! MORRI com este post! Gente, genial! Assim, sinto muito pelo banheiro. mas pensando bem, os banheiros aqui em casa tb nao têm ralo fora do chuveiro, mas ajuda o fato de ser chuveiro, e nao banheira, o que deixa a lavagem do banheiro com água possível.

Gente, quero mais destes posts do cotidiano, AMEY!!!!!!!!!

Olivia disse...

utra coisa: COMASSIM JAPÃO!?!?!??!?!?! To passada! Particularmente porque eu ando numa ânsia por cosméticos asiáticos, to viciada!!!


Mas sobre o senso de limpeza, também acho. A América Latina é bem mais limpa que a Europa. Já vi tanto latino comentando sobre as porqueirices dos europeus, fico de cara. Meu pânico é estudante. Pq as famílias geralmente têm alva-louças, mas estudante nao, só aquela coisa q sao tipo duas pias, uma cheia de coisas sujas (eles colocam água) e a outra só com água pra enxaguar, e aí enxágua TUDO na mesma água. Fico querendo morrer. Sem comentar o banho de toalha molhada, q é tipo a coisa mais nojenta do universo.